Morre em São Paulo, aos 73 anos, o psiquiatra e escritor Flávio Gikovate

flavio_gikovate_1001

Psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, Flávio Gikovate morreu aos 73 anos, em São Paulo, nesta quinta-feira (13). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, para tratar de um câncer no pâncreas descoberto em março.

Nascido em 11 de janeiro de 1943, Flávio Gikovate graduou-se em Medicina em 1966, na Universidade de São Paulo (USP). Ele contava que sua grande fonte de inspiração eram seus pacientes – foram mais de 10 mil nesses cinquenta anos de profissão.

Pioneiro no Brasil nos estudos sobre o sexo, amor e vida conjugal, Gikovate publicou 34 livros. Estreou no universo da literatura em 1975, e desde então publicou alguns “best sellers” como “O Mal Bem e Mais Além”, “Uma História do Amor… Com Final Feliz”, “A Arte de Educar”, “Uma Nova Visão do Amor”, “Ensaios sobre Amor e Solidão”.


“Escrevo o que vivo na prática. E não há melhor material de observação do que o comportamento das pessoas. Não invento fórmulas. Meu objetivo é levar conhecimento. Se isso é autoajuda, então escrevo livros de autoajuda. Não tenho medo de rótulos. O meu respaldo não é acadêmico”, registrou em seu blog.

Apresentava o programa “No Divã do Gikovate”, na rádio CBN, e participava periodicamente de encontros com o público na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo.

Foi durante um desses encontros, em 13 de setembro, que psiquiatra apresentou seu mais recente livro: “Para Ser Feliz no Amor” (Ed. Summus). Dois dias depois, descobriu uma metástase.

apoio_04