Juiz do caso de “El Chapo” Guzmán é assassinado no México

el_chapo_1001

O juiz federal Vicente Bermudez Zacarias, um dos mais envolvidos na luta contra o narcotráfico no México e responsável pela análise de casos dos maiores traficantes do país, foi assassinado com um tiro na nuca em plena luz do dia na última segunda-feira (17) em Metepec, cidade localizada a cerca de 60 quilômetros da Cidade do México.

Segundo informações do jornal mexicano Excelsior, esse é o primeiro caso de execução de juiz registrado no país em dez anos. Zacarias era o responsável pela análise de ao menos 553 casos envolvendo recursos de nomes como Joaquin “El Chapo” Guzmán, do poderoso cartel de Sinaloa, e Miguel Ángel Treviño, ex-líder do Los Zetas. Ele também julgou o caso de um dos suspeitos do desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa.

A execução do magistrado chocou o México, principalmente pela frieza com a qual foi conduzida. O assassinato foi registrado por câmeras de segurança instaladas na região. Agora investigações procuram apurar quem ou qual grupo pode ter sido o responsável pela morte de Zacarias.


O vídeo mostra o juiz federal correndo com tranquilidade até um homem, que sequer usava uma máscara, se aproximou e atirou em sua nuca. O juiz cai e seu algoz é visto então correndo na companhia de uma terceira pessoa.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, falava em um encontro internacional que reunia magistrados de todo o planeta no momento em que soube do assassinato de Zacarias. Ele lamentou a morte e ordenou que a Procuradoria Geral da República investigasse o caso.

Organizações internacionais de defesa dos direitos humanos também se manifestaram. Em nota, o braço mexicano da Anistia Internacional disse estar consternada com o incidente e pediu que o governo conduzisse uma investigação objetiva, exaustiva e independente.

apoio_04