Copa Sul-Americana: Atlético Nacional pede para que Chapecoense seja declarada campeã do torneio

chapecoense_1002

O Atlético Nacional, clube colombiano que chegou à final da Copa Sul-Americana, quer que o título do torneio seja entregue à Chapecoense. Em seu site oficial, o time da Colômbia demonstrou grandeza de espírito e respeito à vida ao solicitar, nesta trágica terça-feira (29), que a Conmebol declare a equipe catarinense campeã as Sul-Americana.

“O acidente de nossos irmãos da Chapecoense nos marcará para a vida e deixa, desde já, uma marca indelével no futebol latino-americano e mundial. Depois de termos nos preocupado com o lado humano, pensamos sobre o aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional convida a Conmebol a entregar o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense como laurel honorário a sua grande perda e em homenagem póstuma às vítimas do acidente”, diz o comunicado. “De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016.”

Momentos antes, em entrevista à imprensa colombiana, o lateral Gilberto Garcia já tinha ressaltado o pedido em nome de todo o elenco do Atlético Nacional. “Queremos que se declare essa equipe campeã e aí vamos ver o que acontece. A iniciativa é nossa e do mundo do futebol. Esperamos que a Conmebol tome essa decisão e queremos apoiar os familiares, que possamos dar um abraço neles. É o que podemos fazer”, disse Garcia.

“O professor [treinador] nos disse para darmos muito valor à vida, para que fizéssemos uma reflexão, para que entendêssemos isso como um aviso de Deus para seguir melhorando em nossa vida pessoal”, concluiu Garcia.


O lateral lamentou a tragédia e revelou que o próprio Atlético Nacional já havia viajado no mesmo avião. “Estamos consternados, muito tristes. Pouco se pode falar. Podia ter acontecido com a gente também. Fizemos muitas viagens nesse mesmo avião”, disse Garcia.

Atlético Nacional e Chapecoense disputariam a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana 2016, em Medellín, na quarta-feira (30). A tragédia que matou praticamente toda a delegação da Chapecoense resultou no cancelamento do jogo, além de várias partidas no Brasil. O clube colombiano convocou seus torcedores a comparecerem ao Estádio Atanasio Girardot, na quarta-feira, vestidos de branco e com uma vela em mãos em solidariedade à equipe catarinense.

Ao contrário do que está sendo divulgado nas redes sociais, a Conmebol não atendeu ao pedido do Atlético Nacional de declarar a Chapecoense vencedora do segundo mais importante torneio do futebol sul-americano.

Em mensagem marcada pela frieza, a Conmebol limitou-se a comunicar que qualquer manifestação sobre o tema acontecerá após a próxima reunião da entidade, em 21 de dezembro. Ou seja, os cartolas sul-americanos são tão insensíveis que, mesmo diante de tamanha tragédia, não conseguem antecipar uma reunião. (Com informações da Deutsche Welle)

apoio_04