Chapecoense: homenagens reúnem milhares de pessoas em Medellín e Chapecó

chapecoense_1003

Dezenas de milhares pessoas lotaram, na quarta-feira (30), os estádios Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, e Arena Condá, na cidade catarinense de Chapecó, para homenagens póstumas à equipe da Chapecoense, alvo da tragédia aérea que matou 71 pessoas na véspera.

As cerimônias aconteceram no mesmo horário em que ocorreria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana de 2016, entre a Chapecoense e o Atlético Nacional de Medellín. A histórica partida para o jovem clube catarinense estava marcada para as 21h45 (horário de Brasília) de quarta-feira.

A Arena Condá, com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, ficou lotada de torcedores vestindo a camisa do clube e ecoando gritos como “vamos, Chape, nós te apoiaremos até morrer”, “olê, olê, olê, olê, Chape, Chape” e “sou Chapecoense, com muito orgulho, com muito amor”.

Durante a cerimônia, os torcedores presentes anunciaram o nome de cada um dos jogadores do clube, dando mais emoção à homenagem. Os nomes e fotos das vítimas do acidente aéreo, entre esportistas, membros da comissão técnica, dirigentes e jornalistas, foram exibidos no telão. Também foi exibido um comovente vídeo gravado por torcedores do Atlético Nacional em homenagem à Chapecoense. Os presentes protagonizaram um minuto de silêncio às vítimas.

A homenagem em Chapecó contou com uma celebração religiosa, liderada por dois pastores e um padre. No gramado, uma mesa posta sobre um altar improvisado trazia a bandeira da Chapecoense, além de uma vela, uma cruz e a taça do Campeonato Catarinense, conquistada pelo time neste ano.

Além de milhares de torcedores, participaram da homenagem familiares e amigos das vítimas, além de pessoas que estavam na lista oficial de passageiros, mas não embarcaram no voo. O jogador Fabiano, atualmente no Palmeiras, mas revelado pela Chapecoense, também esteve na Arena.


Solidariedade colombiana

O estádio Atanasio Girardot, em Medellín, com capacidade para quase 45 mil pessoas, local da partida que seria disputada nesta quarta-feira, também estava lotado. Os colombianos deram uma enorme demonstração de solidariedade, lotando também a parte externa do estádio.

Na abertura da homenagem, 71 pombas brancas foram soltas no meio do campo, representando cada uma das pessoas mortas no desastre aéreo a menos de um minuto do aeroporto da cidade.

Milhares de colombianos, vestindo camisas brancas e portando velas e luzes de celulares, exibiam com frases de apoio, como “equipe imortal”, “todos somos Chapecoense” e “uma nova família nasce”, em clara e emocionante demonstração de solidariedade e espírito humano.

Representando o governo brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e o ministro da Cultura, Roberto Freire, participaram da homenagem. Visivelmente emocionado e tentando conter as lágrimas, Serra agradeceu a solidariedade do povo colombiano.

“As expressões de solidariedade que aqui encontramos nos oferecem um consolo imenso, uma luz na escuridão, num momento em que estamos todos tentando compreender o incompreensível”, declarou o ministro, em espanhol, durante discurso diante de um estádio lotado.

“Não esqueceremos a forma como os colombianos sentiram, como se fosse seu, o terrível desastre que interrompeu o sonho dessa heroica equipe. Não esqueceremos a atitude do Atlético Nacional, que pediu que se conceda o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense”, continuou José Serra.

“Em cada um de vocês, queria dar meu abraço apertado. Muito obrigado, Colômbia. Muito obrigado, Medellín. Muito obrigado, Atlético Nacional. Em toda a minha vida não tive emoção semelhante”, concluiu o chanceler brasileiro, que antes esteve em Havana para participar do velório do ditador cubano Fidel Castro.

Um velório coletivo das vítimas será celebrado nos próximos dias no estádio da Chapecoense, de acordo com a prefeitura da cidade catarinense. O dia e horário da cerimônia ainda não estão definidos, já que depende da liberação dos corpos e da transferência dos mesmos ao Brasil, que deve começar na sexta-feira. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, o presidente Michel Temer participará do velório na Arena Condá. (Com agências de notícias)

apoio_04