Avião cai no mar próximo a Paraty; ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato, morre no acidente

teori_zavascki_1008

O Corpo de Bombeiros de Paraty (RJ) informou que a aeronave (King Air C90GT) que caiu no mar próximo à Ilha Rasa, na Costa Verde, tinha quatro pessoas, sendo que três delas encontram-se presas à aeronave, que está submersa. As informações sobre o número de passageiros e de vítimas são desencontradas. O nome do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Operação Lava-Jato, constava da lista de passageiros do voo.

A aeronave saiu de São Paulo (SP) e tinha como destino a cidade de Paraty, mas acidentou-se por volta das 13h30, momento em que moradores da região sentiram forte cheiro de combustível. De acordo com informações preliminares da assessoria do Corpo de Bombeiros, um dos tripulantes chegou a ser encontrado com vida, mas não resistiu. Os outros dois estariam mortos.

A aeronave, que pertence ao empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas. O King Air está praticamente submerso, o que exigiu a intervenção de uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros no resgate.


Além dos bombeiros, militares da Capitania dos Portos e da Polícia Militar estão no local do acidente dando auxiliando na operação de resgate das vítimas. Uma informação do Corpo de Bombeiros aponta que um equipamento com guindaste está sendo enviado ao local do acidente para tentar içar o avião. Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também está no local para investigar o que causou o acidente.

Francisco Zavascki, filho do ministro Teori Zavascki, confirmou inicialmente em seu perfil no Facebook que o pai estava na aeronave caiu no mar de Paraty nesta quinta-feira (19). “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”, escreveu o filho do ministro do STF. Na sequência, Francisco usou a rede social para informar o falecimento do pai.

O presidente da República, Michel Temer, e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente que teria vitimado Teori. A ministra do STF recebeu a informação quando chegava a Belo Horizonte e embarcou de volta a Brasília para acompanhar o desenrolar do caso. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recebeu mesma informação na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

king_air_1001

apoio_04