Parlamento alemão presta tributo às vítimas do Holocausto

(A. Schmidt - Reuters)
(A. Schmidt – Reuters)

O Bundestag (Câmara baixa do Parlamento alemão) prestou nesta sexta-feira (27) seu tributo anual às vítimas do extermínio pelo regime nazista. Nesta data é celebrado na Alemanha o “Dia Internacional da Lembrança do Holocausto”.

“A cerimônia memorial deste ano lembra, em particular, os doentes, os desamparados e aqueles considerados pela liderança nazista como ‘indignos de viver’, que foram assassinados no assim chamado ‘programa de eutanásia’”, disse o presidente do Bundestag, Norbert Lammert, em discurso que foi acompanhado pela chanceler alemã, Angela Merkel, e parentes de vítimas.

Lammert salientou ainda que havia uma relação estreita entre eutanásia e genocídio. A matança em câmaras de gás foi praticada pela primeira vez em vítimas do “programa de eutanásia” e serviu como um “período de experiência para o Holocausto”.

Entre janeiro de 1940 e agosto de 1941, médicos mataram sistematicamente, com gás, mais de 70 mil pessoas em seis instalações diferentes espalhadas pelo território então controlado pela Alemanha, até que a indignação pública obrigou os nazistas a acabarem com o programa.


No entanto, outras dezenas de milhares morreram em toda a Europa até 1945, fim da Segunda Guerra Mundial, de fome, negligência e overdoses ministradas intencionalmente por médicos funcionários. Historiadores estimam que cerca de 300 mil pessoas foram mortas em toda a Europa nesse programa nazista.

O presidente do Parlamento alemão citou também a chamada Conferência de Wannsee: em 20 de janeiro de 1942, em uma casa no bairro berlinense de luxo Wannsee, 15 representantes do alto escalão do regime nazista decidiram organizar o assassinato de milhões de judeus europeus da forma mais eficiente possível.

Desde 1996, a Alemanha presta tributo às vítimas do Holocausto em 27 de janeiro. A data – sugerida pelo então presidente alemão Roman Herzog – recorda a libertação dos sobreviventes do campo de extermínio de Auschwitz por tropas soviéticas. Em 2005, as Nações Unidas denominaram a data Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. (Com agências internacionais)

apoio_04