Turquia suspende relações diplomáticas com a Holanda após suspensão de comícios e acusações

(Reuters)

Em meio a uma disputa que começou com a proibição de comícios políticos turcos na Holanda, a Turquia decidiu, na segunda-feira (13), suspender as relações diplomáticas com o país europeu.

A Turquia anunciou que negará a permissão de aterrissagem de futuros voos diplomáticos holandeses, impedindo desta maneira o retorno a Ancara do embaixador da Holanda, que está de férias, e suspendeu todas as reuniões políticas previstas.

“Foi decidido que até que as nossas exigências sejam respeitadas, o embaixador da Holanda não será autorizado a regressar”, disse o vice-primeiro-ministro turco e porta-voz do governo, Numan Kurtulmus, à imprensa, no final de uma reunião do governo.

Ele afirmou que a decisão se limita as visitas e voos oficiais que queiram usar espaço aéreo turco, e não afeta os cidadãos comuns.

“Em segundo lugar, até que a Holanda ofereça uma compensação pelo que fez, decidimos suspender e adiar todas as relações de alto nível previstas, assim como as reuniões de ministros e superiores”, acrescentou.


As medidas do Executivo em Ancara visam forçar a Holanda a se desculpar pelo tratamento dado à ministra truca da Família e Assuntos Sociais, Fatma Betül Sayan. No último sábado (11), Sayan foi retida em Roterdã, onde tentou fazer um comício, e depois enviada à Alemanha. O governo de Recep Tayyip Erdogan comparou a decisão dos holandeses a práticas nazistas.

“Esta crise não é de responsabilidade da Turquia e nem a desejamos”, garantiu Kurtulmus, que prometeu “agir de forma responsável, mas firme, e tendo especial cuidado para não afetar o povo holandês”.

O governo holandês proibiu os comícios, que fariam propaganda a favor do referendo constitucional para decidir se o presidente turco deve receber mais poderes, como a capacidade de governar por decreto, alegando que os eventos poderiam trazer “riscos para a ordem pública e a segurança”. A decisão deu início a uma queda de braço entre ambos os países. (Com agências internacionais)

apoio_04