Tiroteio na Ponte de Westminster, em Londres, suspende sessão do Parlamento britânico

A sessão desta quarta-feira (22) da Câmara dos Comuns do Reino Unido, em Londres, foi suspensa por volta das 11h45 (horário de Brasília) após relatos de disparos de arma de fogo na parte externa do Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico.

No momento da interrupção dos trabalhos legislativos, os deputados analisavam o pedido da Escócia para realização de um segundo referendo de independência, no rastro da decisão do governo da primeira-ministra Theresa May de dar tratos ao Brexit.

De acordo com informações da Associação de Imprensa britânica, um homem supostamente armado com uma faca foi sido visto do lado de fora do palácio momentos antes do incidente. “Em meio a gritos, sons parecidos com disparos de arma de fogo foram ouvidos”, ressalta comunicado divulgado pela Associação.

A agência de notícias Reuters afirma que pelo menos duas pessoas foram baleadas no local e aproximadamente dez pessoas teriam ficado feridas no episódio.


Em sua conta no Twitter, a polícia de Londres afirmou que foi acionada por volta das 14h40 (11h40, em Brasília) após relatos de ocorrência na ponte Westminster. “O caso está sendo tratado como um incidente com arma de fogo”, afirmaram as autoridades inglesas, mas não está descartada a possibilidade de uma ação terrorista.

Logo após os tiros, que alvejaram o suspeito, deputados e servidores do Parlamento britânico foram orientados a permanecer no Palácio de Westminster, de preferência trancados em seus gabinetes, até que o controle fosse retomado. A área onde ocorreu o incidente está isolada e somente os policiais e as equipes de resgate têm acesso ao local.

De acordo com o líder da Câmara dos Comuns, David Lidington, um policial foi esfaqueado dentro do Parlamento. Lidington disse à Reuters que o suspeito foi baleado pela polícia. “O que eu posso dizer à Casa é que houve um sério incidente dentro do prédio. Aparentemente um policial foi esfaqueado e o suspeito foi baleado pela polícia”, afirmou Lidington.

Normalmente, às quartas-feiras o primeiro-ministro responde a questionamentos dos integrantes do Parlamento britânico. O porta-voz da primeira-ministra Theresa May disse que ela está bem, mas não informou em que local estava a chefe do governo no momento do ataque. (Com agências internacionais)

apoio_04