Uzbeque simpatizante do “Estado Islâmico” admite ser o autor do atentado terrorista em Estocolmo

O cidadão uzbeque de 39 anos que foi detido após o atentado perpetrado na última sexta-feira (7) com um caminhão, no centro de Estocolmo, admitiu nesta terça-feira (11), perante um tribunal, ser o autor do ataque terrorista.

Rakhmat Akilov, cuja identidade foi confirmada pelas autoridades e está detido desde a madrugada do último sábado, declarou-se culpado da acusação de crime terrorista com assassinato durante seu comparecimento perante ao juiz, em audiência para decidir se haverá prisão preventiva.

Akilov “reconheceu ter cometido um ato terrorista e aceitou a prisão preventiva”, afirmou Johan Eriksson, o advogado de defesa, durante audiência na presença do seu cliente, que preferiu manter-se em silêncio durante interrogatório judicial.


A pedido do promotor, que mencionou a investigação em andamento, o depoimento continuará a portas fechadas. O atentado da última sexta-feira, que seguiu os moldes dos ocorridos em Nice, Berlim e Londres, deixou quatro mortos e quinze feridos.

O ataque eliminou a sensação de segurança entre os cidadãos suecos, que acreditavam estar protegidos da violência extremista que atingiu outras partes da Europa. As autoridades, porém, adotaram postura desafiadora, afirmando que o país se manterá como uma sociedade aberta e tolerante.

O responsável pelo ataque é um simpatizante do grupo terrorista “Estado Islâmico”, cujo objetivo inicial era implantar um califado em parte da Síria e do Iraque, mas não se pode afirmar que o ataque em Estocolmo foi uma ação de lobo solitário. Até porque, Rakhmat Akilov não era um soldado do EI, mas apenas nutria simpatia pela causa insana e criminosa do grupo terrorista que se esconde debaixo da interpretação radical do Islã. (Com agências internacionais)

apoio_04