Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo sofrem nova derrota política ao perder o comando do PT do Paraná

A eleição do ex-deputado federal Florisvaldo Fier, conhecido como Dr. Rosinha, para presidente do PT paranaense deixará a proposta do socialismo moreno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tentará buscar um caminho diferente do passado recente.

Dr. Rosinha faz parte da Divergência Socialista, corrente esquerdista do PT supostamente sem os vícios que levaram o Partido dos Trabalhadores a desembocar na Operação Lava-Jato. Agora, o PT promete deixar a aliança com a burguesia empresarial e deverá retomar os passos dos primórdios da legenda, em que o mais importante é, em tese, o trabalhador, dizem os vitoriosos.

Fier recebeu apoio do presidente municipal de Curitiba, André Machado, e trabalha para levar o senador Lindbergh Farias (RJ) para presidente nacional da legenda, mesmo tendo a companheira e conterrânea Gleisi Helena Hoffmann disputando o mesmo cargo.


O suplente de deputado estadual Arilson Chiorato (PT), grande derrotado nesta eleição partidária regional, era cotado para ser o novo presidente estadual da legenda no Paraná. Chiorato contou com o apoio de muitas lideranças petistas do Paraná, mas sua principal apoiadora era a “companheira” Gleisi Hoffmann, que poderá chegar à presidência nacional do partido por obra do alarife Lula.

Chiorato já foi chefe de gabinete do então deputado Ênio Verri na Assembleia Legislativa do Paraná e atualmente é o principal assessor da senadora Gleisi Helena em Brasília.

E apoio a Arilson Chiorato, a senadora declarou: “Todos os companheiros que colocaram seus nomes para presidência do PT têm legitimidade e representatividade, mas vejo o Arilson como a melhor opção para condução do PT Estadual diante dos desafios que temos pela frente. Sempre presente e perto e das bases partidárias. Arilson conhece profundamente nosso partido. Jovem, competente, determinado e muito comprometido com a luta para a construção de uma nova sociedade, com justiça social. O PT de cara nova!”.

apoio_04