Imprensa foi covarde ao destacar que novo presidente do BNDES é sogro de investigado na Lava-Jato

Desde a deflagração da Operação Lava-Jato, em março de 2014, a imprensa brasileira tornou-se dependente de escândalos diários, como se a ausência dos mesmos inviabilizasse o jornalismo. Em vez de dedicarem-se a esclarecer à opinião pública os imbróglios já existentes, muitos veículos de comunicação têm se dedicado a escarafunchar a vida dos envolvidos no maior esquema de corrupção de todos os tempos, o Petrolão.

É importante ressaltar que os investigados na Operação Lava-Jato gozam da presunção de inocência, assim como os condenados têm o direito de, quitadas as pendências com a Justiça, retomar a normalidade da vida. Sempre lembrando que familiares e amigos não são responsáveis pelos crimes cometidos por terceiros.

Tão preconceituosa quanto dependente de manchetes com o DNA do escândalo, a imprensa nacional, como um todo, decidiu estender os crimes cometidos no escopo do Petrolão a todos os que gravitam na órbita dos criminosos – sejam corruptos, sejam lavadores de dinheiro.

Na terça-feira (30), movidos por covardia explícita, alguns veículos de comunicação noticiaram que Christine Rabello de Castro Luz, filha do novo presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, economista competente e reconhecido, é casada com Bruno Luz, preso na Operação Blackout (38ª fase da Operação Lava-Jato) por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Aqui fica a pergunta do UCHO.INFO: Qual a relevância dessa informação?


Bruno foi preso juntamente com o pai, Jorge Luz, lobista conhecido que atuava para o PMDB na Petrobras e é considerado no submundo dos negócios como padrinho de Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, também preso e condenado na Lava-Jato.

De acordo com a delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Luz intermediou propina em contrato da Petrobras na Argentina e na contratação de navio-sonda da estatal, no valor US$ 6 milhões (R$ 20 milhões). O dinheiro sujo, segundo as investigações, foi repassado ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também preso na Lava-Jato.

O fato de Paulo Rabello de Castro ser sogro de Bruno Luz é o tipo da notícia que serve para nada. Aliás, é informação típica de coluna social maledicente ou de revista de celebridades que sofre com a carência de notícias. A situação de Bruno Luz em nada compromete o currículo e a trajetória do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assim como não afetará a sua gestão no órgão.

A exposição desse parentesco serve apenas para quem insiste na tese do “quanto pior, melhor”. Durante anos a fio o editor do UCHO.INFO, portal de notícias que conquistou o respeito dos leitores e não vive de fanfarronices jornalísticas, foi acusado de desconhecer o conceito de ética pelo fato de não ter um diploma universitário. O responsável pelo portal nasceu com vocação para escrever e aprendeu o que é ética no seio familiar.

Ademais, nosso compromisso será sempre com o jornalismo responsável e baseado na verdade dos fatos, sem qualquer tipo de pirotecnia para conquistar novos leitores e aumentar o faturamento. Aqui faz-se jornalismo com todas as letras, como manda o figurino, desprovido de sensacionalismo e sem jamais tratar a informação como um desses ensanguentados octógonos que servem de palco para selvagerias que muitos ousam chamar de esporte. Como o Brasil é uma democracia de fato e de direito, cada um lê aquilo que lhe convém!

apoio_04