Londres: incêndio consome edifício residencial de 27 andares

Um incêndio de grandes proporções atingiu um edifício de 27 andares e 120 apartamentos em Latimer Road, na região oeste de Londres, na madrugada desta quarta-feira (14). Cerca de 200 bombeiros, com o auxílio de 45 caminhões-pipa, tentavam conter as chamas que consumiu o edifício Grenfell Tower, de onde, segundo testemunhas, algumas vítimas pularam pelas janelas. A informação não foi confirmada pelas autoridades londrinas.

O incêndio na torre, na área de North Kensington, começou às 1h16 (21h16 de Brasília). A Polícia Metropolitana informou que “um processo de retirada estava em andamento” e duas pessoas estavam sendo tratadas por paramédicos por conta de inalação de fumaça. Testemunhas inicialmente viram vários moradores de pijama sendo retirados do edifício construído em 1974 e outros tentando sair pelas janelas usando cordas feitas com os lençóis.

George Clarke, apresentador do programa Amazing Spaces, disse à Radio 5 Live que estava coberto de cinzas apesar de estar a mais de 100 metros do local do incêndio. “Estou coberto de cinzas, isso mostra como a situação é grave”, disse. “É tão comovente. Vi pessoas acendendo lanternas no alto do edifício e obviamente elas não conseguem sair.”


O correspondente da BBC informou que destroços do prédio começavam a cair e era possível ouvir explosões no interior do edifício, além de vidraças se rompendo. O fogo durante algum tempo ficou fora de controle e a polícia isolou a área para impedir a aproximação das pessoas, temendo o colapso da construção. Com o calor, pedaços do edifício começaram a se soltar nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (horário local).

A moradora Clarita Ghavimi, de 66 anos, disse que bombeiros pediram que deixasse o prédio por causa do risco de desabamento. “Às 12h30 ouvi um alarme soar e acordei”, disse à versão online do jornal “The Mail”.

“Então ouvi alguém em um autofalante ordenando que todos saíssem, pois o prédio ia desabar. Fui até a porta e meu apartamento ficou cheio de fumaça, então peguei uma toalha para tentar conter a fumaça”, declarou a moradora do sétimo andar do Grenfell Tower.

“Quando abri novamente a porta dois homens me carregaram escadas abaixo. Estou preocupada com meu filho, pois ele não sabe que estou segura. Tentei entrar em contato com ele, mas não lembro o número de seu telefone. Acho que inalei fumaça”, completou Ghavimi. (Com informações da Associated Press)

apoio_04