Promotoria de Madrid denuncia o treinador português José Mourinho por fraude fiscal

A Divisão de Crimes Econômicos da Promotoria de Madrid apresentou nesta terça-feira (20) uma denúncia contra o técnico português José Mário dos Santos Mourinho Félix, conhecido no mundo da bola apenas como José Mourinho, por suposta fraude fiscal. Ele é acusado de ter sonegado 3,3 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) recebidos por direitos de imagem durante sua passagem pelo Real Madrid, entre 2010 e 2013.

Segundo os promotores, Mourinho teria cometido crimes contra o fisco espanhol nas declarações de imposto de renda de 2011 e 2012. No primeiro ano, a quantia que teria sido sonegada é de pouco mais de 1,61 milhão de euros e, em 2012, de 1,69 milhão de euros.

Mourinho assinou em 31 de março de 2010 um contrato de trabalho com o Real Madrid e transferiu sua residência para a capital espanhola, adquirindo condição de contribuinte no país.


No entanto, segundo os promotores com o objetivo de obter benefício ilícito, ele apresentou as declarações de renda de 2011 e 2012 sem informar os valores que recebeu pela cessão de seus direitos de imagem.

Desde 2016, Mourinho é o técnico do Manchester United. A denúncia contra o português ocorreu uma semana após Cristiano Ronaldo ter sido acusado pelas autoridades espanholas de ter cometido fraude semelhante.

Cristiano Ronaldo foi acusado de fraudes no valor de 14,7 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões) em impostos. Na ocasião, a Procuradoria afirmou que CR7 usou de forma consciente uma “estrutura de negócios” criada em 2010 para esconder seus ganhos na Espanha com direitos de imagem.

apoio_04