Parlamento alemão aprova casamento homoafetivo

O Bundestag (Parlamento alemão) aprovou nesta sexta-feira (30) o casamento homoafetivo. Em votação histórica, sobre o chamado “casamento para todos”, 393 parlamentares votaram a favor da legalização e 226, contra. Houve quatro abstenções.

A chanceler alemã Angela Merkel, que no início da semana mudou de posição e disse ser favorável à liberação dos membros da conservadora União Democrática Cristã (CDU) para votar de acordo com a própria consciência, não seguiu as diretrizes do partido e votou contra a legalização.

“Para mim, o casamento previsto na Lei Fundamental [Constituição] é o entre homem e mulher”, justificou Merkel após a votação, acrescentando que sua decisão foi pessoal, mas que espera que a aprovação do casamento homoafetivo tenha efeitos positivos na sociedade.

“Espero que a votação de hoje não só promova o respeito entre diferentes opiniões, mas também traga mais coesão e paz social”, declarou a chefe do governo alemão


Direito de adotar

A reforma concede direitos matrimoniais completos a casais homossexuais, incluindo o de adotar uma criança. Merkel disse ter mudado de posição em relação à adoção por casais do mesmo sexo, à qual por muito tempo se opôs. Ela rotulou suas declarações sobre o tema no passado de “insatisfatórias”.

“Pensei muito sobre a questão do bem-estar da criança e agora […] estou convencida de que os casais do mesmo sexo devem poder adotar crianças”, disse Angela Merkel.

Desde 2001, homossexuais estavam autorizados a formalizar uniões civis na Alemanha. A permissão do casamento homoafetivo deve entrar em vigor até o final deste ano.

Todos os potenciais parceiros de coalizão de Merkel após as eleições legislativas de 24 de setembro, incluindo os socialdemocratas de seu principal adversário, Martin Schulz, têm defendido a legalização do casamento homoafetivo na Alemanha. (Com agências internacionais)

apoio_04