TRF autoriza Geddel Vieira Lima a cumprir prisão domiciliar sem o uso de tornezeleira eletrônica

Um dia após autorizar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) a deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para cumprir prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), determinou que o político baiano seja colocado em liberdade, mesmo sem o equipamento.

A decisão decorre da falta de tornozeleiras eletrônicas no sistema penitenciário do Distrito Federal, assim como meios para monitorar à distância os presos. Contudo, o Ministério Público de Goiás solicitou à Justiça a busca e a apreensão cedida a Rocha Loures.

“Fica autorizado o cumprimento do alvará de soltura, independentemente da aplicação da tornozeleira eletrônica quando do momento da soltura, postergando-se sua aplicação para o momento do recolhimento na sua residência, em Salvador (BA)”, determina o desembargador em decisão tornada pública esta tarde.


http://ucho.info/wp-admin/post-new.php

Mais cedo, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou na 10ª Vara Federal de Brasília com um novo pedido de prisão preventiva de Geddel. Os procuradores da força-tarefa da Operação Greenfield (que também é responsável pelas operações Sépsis e Cui Bono, no âmbito da qual o peemedebista foi preso, no último dia 3 de julho) tentam anular o cumprimento da sentença de soltura do desembargador Ney Bello.

“Não se pode consentir que a prisão preventiva se transmude em antecipação de aplicação da pena sob risco de se desvirtuar sua finalidade, ferindo o princípio da presunção de inocência, consagrado em nosso sistema pátrio”, afirmou o magistrado em seu despacho.

Geddel Vieira Lima teve a prisão decretada por suspeitas de tentar obstruir as investigações. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Geddel teria atuado para pressionar o corretor Lúcio Funaro, também preso na capital dos brasileiros, a fechar acordo de colaboração premiada.

apoio_04