Waldir Peres, ex-goleiro da seleção brasileira e ídolo do São Paulo FC, morre ao 66 anos

Considerado um dos maiores ídolos da história do São Paulo Futebol e goleiro titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982, Waldir Peres de Arruda faleceu aos 66 anos neste domingo (23).

Peres estava em uma festa de aniversário em Mogi Mirim, interior de São Paulo, quando sofreu infarto fulminante. O ex-goleiro foi levado ao Hospital 12 de Julho, na cidade, mas não resistiu.

Natural de Garça, cidade do interior paulista, o guarda-redes foi revelado pela Associação Atlética Ponte Preta no começo dos anos 70, tendo chegado ao Tricolor do Morumbi em 1973.

Ao longo de onze temporadas vestindo a camisa do SPFC, Waldir Peres disputou 617 partidas, alcançando a marca de segundo jogador com mais atuações na história do clube, atrás apenas do também ex-goleiro Rogério Ceni.


O então goleiro venceu o Campeonato Brasileiro de 1977 defendendo o SPFC em partida contra sobre o Atlético Mineiro, decidida nos pênaltis. Também foi campeão paulista em três ocasiões: 1975, 1980 e 1981.

Peres trocou o São Paulo FC pelo América (RJ) em 1984. Antes de encerrar a carreira, em 1989, o goleiro vestiu as camisas do Guarani, Corinthians, Portuguesa, Santa Cruz e Ponte Preta.

Waldir Peres fez 39 jogos pela seleção brasileira, sendo reserva nas Copas do Mundo de 1974 e 1978 e titular na Copa de 1982, na Espanha, na lendária equipe que tinha Zico, Sócrates, Falcão e Oscar. Esse time acabou eliminado pela seleção italiana, comandada por Paolo Rossi, no Estádio Sarriá, em 5 de julho.

Em 1991, Peres iniciou carreira de treinador, comandando o São Bento, mas não prosperou na nova profissão. Longe dos gramados, Waldir Peres foi candidato a vereador pela cidade de São Paulo em 2016, mas não conseguiu nas urnas o que conquistou entre as quatro linhas. Ele deixa dois filhos e uma filha.

apoio_04