Big Ben permanecerá em silêncio até 2021

Um dos principais símbolos de Londres e ícone da pontualidade britânica, o Big Ben ficará em silêncio a partir da próxima semana por causa de trabalhos de restauração. Os badalares do sino do Parlamento britânico serão interrompidos na próxima segunda-feira (21) e só deverão ser ouvidos em ocasiões especiais até 2021, quando retomam o ritmo normal.

O Big Ben já passou por outros períodos de silêncio desde que soou pela primeira vez, em 1859, mas jamais por um intervalo tão longo. Tanto o sino maior, de 13,7 toneladas, que soa a cada hora, como os quatro sinos menores, ouvidos a cada 15 minutos, deixarão de tocar. As badaladas ainda serão ouvidas, contudo, em datas importantes, como na véspera de Ano Novo.

As obras fazem parte de um projeto de restauração da Elizabeth Tower, nome oficial da construção mais fotografada no Reino Unido e que abriga o Big Ben. A torre já está envolvida por andaimes.


Como parte das obras, o relógio será desmontado e cada peça, examinada e restaurada. Os quatro mostradores serão limpos e arrumados, sua estrutura de ferro fundido, renovada e os ponteiros, removidos e remodelados.

Os mostradores ficarão cobertos durante os trabalhos de restauração, mas pelo menos uma das faces ficará visível para que as pessoas possam ajustar seus próprios relógios. Enquanto o mecanismo estiver desativado, um motor elétrico moverá os ponteiros.

“O silêncio do Big Ben é um marco significativo neste projeto crucial de conservação”, disse Steve Jaggs, cujo título oficial é “Guardião do Grande Relógio”, em uma declaração no Parlamento nesta segunda-feira (14).

“Este programa essencial de obras protegerá o relógio a longo prazo, e também protegerá e preservará a sua casa, a Elizabeth Tower”, disse Jaggs. O custo do projeto foi estimado em 29 milhões de libras, equivalente a R$ 128 milhões. (Com agências internacionais)

apoio_04