Quem é o autor do massacre em Las Vegas?

(Foto: Fox 61)

Um aposentado de 64 anos descrito como pacato por familiares e aparentemente antecedentes criminais. Esse era Stephen Paddock, o homem que na noite de domingo (1) cometeu o massacre que já é considerado a maior chacina da história recente dos Estados Unidos, com pelo menos 58 mortos e 515 feridos.

Da janela do seu quarto de hotel, no 32º andar de um prédio em Las Vegas, Paddock disparou contra uma multidão de 22 mil pessoas que acompanhava um show de música country. Ele foi encontrado morto pela polícia, que apontou suicídio. Ao lado do corpo havia pelo menos dez armas, inclusive fuzis de assalto.

Stephen Paddock havia se hospedado no local no dia 28 de setembro, mas a reserva ocorreu três meses antes. Isso mostra que o crime foi premeditado. Autoridades locais e federais descartaram qualquer ligação dele com grupos terroristas. Por ora, os investigadores concluíram que ele agiu sozinho e até o momento não se sabe a motivação desse crime bárbaro.

“Não sabemos qual era o sistema de crença dele”, disse o xerife de Las Vegas, Joseph Lombardo. O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) chegou a reivindicar o ataque, mas até agora isso está sendo visto com ceticismo pela imprensa americana, até porque o EI vem perdendo terreno e buscando propaganda com o objetivo de espalhar pânico. Também não se sabe onde Paddock adquiriu todas as armas.

Segundo a polícia, Paddock morava desde 2013 em um condomínio de aposentados em subúrbio de Mesquite, cidade a 140 quilômetros de Las Vegas, no estado de Nevada. O local só aceita pessoas com mais de 55 anos e tem 1,4 mil casas. Segundo jornais da Flórida, ele também possuía uma casa em um condomínio similar no estado.


A imprensa dos EUA informou que Paddock tinha licença de piloto e possuía dois aviões e outras propriedades na Califórnia e no Texas. Ele também tinha licença de caça registrada no Alasca. Nos anos 80, ele trabalhou como auditor na gigante na empresa aeronáutica Lockheed Martin.

A polícia chegou a informar nesta segunda-feira que estava a procura da namorada de Paddock, descrita como uma “asiática” de 62 anos que aparentemente vivia com o atirador no condomínio de aposentados. Mais tarde, as autoridades afirmaram que ela não tem qualquer relação com a chacina e estava nas Filipinas quando tudo ocorreu. Uma ex-mulher de Stephen Paddock divulgou que eles se divorciaram há 27 anos e desde então não mantinham mais contato. Eles não tiveram filhos.

Seu irmão Eric, que vive na Flórida, descreveu Stephen em termos banais em entrevista ao jornal “Orlando Sentinel”. “Ele era só um sujeito que vivia em Mesquite que dirigia por aí e apostava em Las Vegas e que gostava de burritos”, disse. As polícias de Las Vegas e Mesquite também afirmaram que Paddock não tinha ficha criminal. Foram encontradas apenas multas de trânsito em seus registros.

Eric também disse que falou pela última vez com Stephen entre o final de agosto e início de setembro. Stephen teria ligado para saber como a mãe dos dois, de 89 anos e que vive com Eric, estava depois da passagem do furacão Irma.

Pouco depois o irmão de Paddock revelou que o patriarca da família, chamado Patrick Benjamin Paddock, era um criminoso. Segundo a “New York Magazine”, Patrick era um ladrão de bancos que agiu na década de 1960 e 1970 e chegou a ser incluído na lista de dez fugitivos mais procuradores do FBI, a polícia federal americana. O pôster que mostrava a foto do velho Paddock informava que ele era “um psicopata” e “muito perigoso”. Ele foi preso em 1978 e morreu 20 anos depois. (Com Deutsche Welle)

apoio_04