Gleisi exala autoritarismo ao exigir que jornal peça desculpas por pesquisa que trata da prisão de Lula

Senadora pelo Paraná e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Helena Hoffmann não perde uma oportunidade sequer para defender os “companheiros” que afundam na lama do Petrolão e outros escândalos de corrupção. Essa defesa insana tem na proa ninguém menos que o petista-mor e dramaturgo da Operação Lava-Jato, o ex-metalúrgico Lula, já condenado à prisão.

Citada nas planilhas de propinas das empreiteiras do Petrolão sob o curioso e sugestivo codinome “Amante”, Gleisi não se fez de rogada ao discursar no plenário do Senado na terça-feira (3). Da tribuna, a petista destilou seu conhecido autoritarismo bolivariano ao exigir que o jornal “Folha de S. Paulo” peça desculpas a Lula por ter publicado os resultados de pesquisa do Datafolha que revela ser a prisão do ex-presidente da República o desejo de 54% dos brasileiros.

“Não é a população que faz a condenação”, bradou a senadora da tribuna do Senado. Ela insinua que o Datafolha induziu os eleitores a pedir a condenação de Lula. Não reclamou, contudo, da parte da pesquisa que aponta que Lula sairia na frente se a eleição presidencial fosse realizada hoje. Sobre essa parte da pesquisa, Gleisi foi só comemoração e não questionou a existência de algum suposto viés na sondagem. Ora, se 54% dos brasileiros querem a prisão de Lula, é impossível que o petista tenha 36% das intenções de voto, segundo o mesmo Datafolha.


“É leviandade! Não podiam fazer uma pergunta como essa numa pesquisa. Sabem por quê? Porque não é prerrogativa do povo fazer o julgamento. A prisão é uma sentença, e uma sentença tem que ser precedida de uma condenação. Uma condenação se faz nos autos do processo, com o devido processo legal. Não é a população que faz a condenação. E pergunta-se para a população sem dar a ela os elementos que estão no processo, dando-se apenas o que a mídia diz”, afirmou em tom colérico a senadora.

Não contente com seu corolário esquerdista, Gleisi, agarrada a ameaças camufladas, foi além nas críticas ao jornal paulistano, a quem culpa pela crise que chacoalha o Brasil. “É leviano, é leviano e irresponsável, ‘Folha de S. Paulo’. Vocês estão ajudando a jogar este País nessa barafunda antidemocrática. Daqui a pouco nós vamos ter linchamento nas ruas. É isso que vocês querem? Vocês podem perguntar sobre intenção de voto, vocês podem perguntar se odeiam o Lula e o PT, divulgar que odeiam… Perguntem sobre o que vocês quiserem, mas que seja da alçada do povo dizer e decidir. O que vocês não podem é induzir a população…”

A demonstração de intolerância autoritária de Gleisi Helena revela uma faceta que o Brasil está a conhecer cada vez mais acerca do insano comportamento petista. Entre os “camaradas”, apenas as informações que favorecem o petista são consideradas boas e válidas, como se fosse possível esconder a realidade dos fatos.

A lufada de sandice que sopra nas plagas petistas é enorme, a ponto de transformar qualquer informação realista em sinistra conspiração neoliberal. O PT arruinou o País ao comandar uma inusitada roubalheira aos cofres públicos, ação que fazia parte de um criminoso projeto de poder, mas Gleisi ousa falar em “barafunda antidemocrática”, como se o próprio PT não planejasse implantar no País uma ditadura comunista com o DNA da cleptocracia.

apoio_04