Madrid afirma que diálogo com a Catalunha ocorrerá somente dentro da lei

(Gtres)

Após o pedido de negociação com Madrid, feito pelo chefe do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, a vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, afirmou na terça-feira (10) que o diálogo com a região deve ocorrer dentro da lei.

“Nem Puigdemont e nem ninguém pode reivindicar a imposição de uma mediação. Qualquer diálogo entre democratas tem que ser realizado dentro da lei”, afirmou Santamaría ao anunciar que o governo espanhol marcou uma reunião extraordinária de gabinete para tratar da questão na manhã desta quarta-feira.

Na reunião, o governo de Mariano Rajoy deve decidir como responderá às declarações de Puigdemont. O líder catalão declarou a independência dessa região da Espanha, ao “assumir o mandato conferido pelo povo” no referendo de 1º de outubro, mas suspendeu seus efeitos para abrir um processo de diálogo com o governo espanhol.


A vice-primeira-ministra reiterou que o governo espanhol não pode aceitar o referendo, pois ele foi considerado ilegal Justiça espanhola. Santamaría disse que Rajoy está em contato com líderes de outros partidos.

A vice-premiê declarou também que Puigdemont elevou o nível de incerteza e de tensão na Catalunha ao maior da história. “É uma pessoa [Puigdemont] que não sabe onde está, para onde vai e com quem quer ir”, acrescentou. Após a reunião de gabinete, Rajoy deve fazer um pronunciamento para o Parlamento espanhol.

O referendo na Catalunha deu vitória ao “sim” pela independência, com 90% dos votos. Porém, o comparecimento foi de apenas 43%. Nos últimos dias, os pedidos para que Puigdemont abandone seu projeto de declarar unilateralmente a independência vêm aumentando, tanto no âmbito político como no empresarial. (Com agências internacionais)

apoio_04