Organização Mundial da Saúde alerta para disparada da obesidade infantil

(Divulgação)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um alerta para o aumento da obesidade infantil em todo o planeta. O número de crianças e adolescentes obesos passou de cerca de 11 milhões, em 1975, para 124 milhões em 2016, segundo a OMS e o Imperial College de Londres. Além disso, há mais 123 milhões de pessoas entre os 5 e os 19 anos de idade com excesso de peso.

O coordenador do estudo, Majid Ezzati, explicou que o aumento da população é responsável por apenas 10% desse crescimento. Os demais 90% se explicam pelo fato de haver mais crianças gordas hoje do que antigamente. Há 40 anos havia uma criança obesa para cada cem, e hoje há seis para cada cem no caso das meninas, e oito para cada cem no dos meninos.

Segundo os especialistas, a tendência é que essa proporção aumente ainda mais. Nos países ricos, os números não estão mais aumentando, porém se mantêm num nível elevado. Já nos países pobres e de renda média, a situação é alarmante, afirmaram os cientistas.

Eles culparam a falta de exercícios e a má alimentação. Esta é estimulada por comerciais de produtos com muito açúcar e pelos elevados preços de alimentos saudáveis, afirmaram.


A OMS fez algumas recomendações para reverter a tendência. Autoridades de saúde devem informar melhor as famílias sobre a alimentação saudável, incentivar as mães a exclusivamente amamentar os recém-nascidos nos primeiros seis meses, oferecer alimentos saudáveis nas escolas e facilitar a prática de esportes pelas crianças.

“Deve ser seguro caminhar ou andar de bicicleta até a escola”, disse Fiona Bull, da OMS. Segundo ela, o combate ao cigarro mostrou que o aumento de impostos também pode ajudar as pessoas a evitar os alimentos não saudáveis. A obesidade eleva os riscos de diabetes, câncer e ataques cardíacos, lembraram os especialistas.

Para a classificação foi utilizado o chamado índice de massa corporal, que é calculado fazendo a divisão do peso de um corpo pela sua altura ao quadrado. Se o resultado estiver entre 25 e 30, há excesso de peso, e mais de 30 significa obesidade.

O estudo considerou as medidas corporais de 130 milhões de pessoas no mundo, incluindo 31,5 milhões com idades entre os 5 e os 19 anos. (Com agências internacionais) [Fotos: obesidade_infantil_1001 & obesidade_infantil_2001]

apoio_04