Justiça suíça investiga presidente do Paris Saint-Germain por fraude e corrupção

(Divulgação)

O Ministério Público da Suíça informou na quinta-feira (12) que abriu processo investigatório contra o presidente do clube de futebol Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, por fraudes na compra de direitos de transmissão das próximas Copas do Mundo.

Os promotores suíços revelaram que a investigação, aberta em março passado – que também envolve o ex-secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke – inclui acusações de suborno, fraude e falsificação de documentos.

Segundo os investigadores, o qatariano Al-Khelaifi, é investigado por ações tomadas em nome do grupo de mídia beIN, do qual é presidente, e não como gestor do PSG. Ele é suspeito de conceder vantagens indevidas a Valcke para obter os direitos de transmissão das Copas de 2018, 2026 e 2030. Al-Khelaifi ganhou espaço na mídia internacional na esteira da contratação do atacante brasileiro Neymar Jr.

O beIN negou em comunicado ter cometido qualquer irregularidade e disse estar à disposição para colaborar com a Justiça. O grupo de mídia confirmou que as autoridades francesas realizaram buscas nos escritórios da empresa em Paris, a pedido da Justiça suíça.


A carreira de Al-Khelaifi no mundo do futebol ganhou destaque nos últimos meses, culminando com a compra do jogador brasileiro Neymar pelo PSG no valor recorde de 222 milhões de euros. O clube parisiense foi adquirido pela empresa Qatar Sports Investiments em 2011.

Jérôme Valcke, que era o braço direito de Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, negou as acusações. Em entrevista ao jornal esportivo francês “L’Equipe”, Valcke afirma jamais ter havido qualquer tipo de transação entre ele e Al-Khelaifi.

Após denúncias de corrupção, Jérôme Valcke foi afastado da FIFA em 2015 e, no ano passado, foi banido do futebol por um período de doze anos. Ele é alvo de outra investigação das autoridades suíças envolvendo irregularidades na instituição.

De acordo com a polícia italiana, Nasser Al-Khelaifi teria subornado Jérôme Valcke com uma mansão na Sardenha, avaliada em 7 milhões de euros. Se confirmada essa denúncia, a situação do presidente do PSG há de se tornar extremamente difícil, com chance de repercutir no clube parisiense (Com agências internacionais)

apoio_04