“Procurar Nemo” está ficando cada vez mais difícil

(Divulgação)

O aquecimento dos oceanos está também afetando os peixes-palhaço. De acordo com estudo publicado na revista “Nature Communications”, a espécie, que ficou popular pelo desenho animado “Procurando Nemo”, sofre estresse e se reproduz menos devido ao branqueamento das anêmonas, causado pelo aumento da temperatura marinha.

Peixes-palhaço, ou peixe-das-anêmonas, vivem em simbiose com anêmonas, que oferecem proteção contra predadores através de seus tentáculos venenosos. Em troca, eles limpam seus tentáculos e proporcionam restos de alimento, que são aproveitados pela anêmona.

Especialistas de várias universidades investigaram em um recife na Polinésia Francesa as consequências do aumento das temperaturas do mar durante um período de 14 meses, incluindo o verão extremamente quente de 2016. Eles monitoraram os peixes antes, durante e depois da passagem do fenômeno El Niño, que causou em 2016 o aquecimento em regiões do Oceano Pacífico e um grande branqueamento de corais.


Os biólogos marinhos compararam os peixes que vivem nas anêmonas afetadas pelo fenômeno do branqueamento com aqueles vivendo em anêmonas saudáveis. Eles encontraram 73% menos ovos capazes de gerar vida nos peixes que vivem em anêmonas branqueadas do que nos que vivem em anêmonas saudáveis.

Os exames de sangue realizados nos peixes mostraram um aumento do hormônio do estresse (cortisol) e uma menor concentração de hormônios sexuais. “O clareamento das anêmonas, causado pela alta temperatura do mar, é um fator de estresse que reduz os hormônios sexuais e, com isso, a capacidade reprodutiva”, escreve a equipe de pesquisadores.

Os pesquisadores também acreditam que pelo menos 51 outras espécies de peixes que dependem de anêmonas para se alimentar ou para se proteger de predadores também podem ser afetadas. (Com agências internacionais)

apoio_04