Espanha: Rajoy destitui governo catalão e marca nova eleição

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta sexta-feira (27) que o conselho de ministros aprovou a dissolução do Parlamento da Catalunha e a convocação de eleição na região para 21 de dezembro.

Rajoy também anunciou que destituiu o chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, e todo o seu gabinete, além do diretor-geral da polícia local (Mossos d’Esquadra). As decisões foram tomadas com base no artigo 155 da Constituição espanhola.

Em pronunciamento após reunião de seu gabinete, na qual as importantes decisões foram tomadas, o presidente do governo espanhol declarou que os ministérios ficarão a cargo temporariamente dos assuntos e funções até agora exercidos pela administração regional catalã.


O premiê disse que, com as medidas, o governo espanhol deseja “dar voz” aos catalães o mais rapidamente possível, depois de o Parlamento regional em Barcelona ter aprovado a independência da Catalunha, horas antes.

O Senado espanhol autorizou o governo central em Madrid a assumir o controle dos poderes autônomos da Catalunha, o que inclui destituir o governo regional, limitar os poderes do Parlamento catalão e convocar eleições nos próximos seis meses. O pedido do governo se ampara no artigo 155 da Constituição.

A autorização dada pelo Senado foi aprovada por 214 votos a favor – incluindo PP, PSOE e Ciudadanos – e 47 contrários, incluindo o Unidos Podemos. Após receber aval do Senado, Rajoy convocou seu gabinete de governo para reunião de emergência com o intuito de debater a tensa situação gerada pelo separatista catalão Carles Puigdemont. (Com agências internacionais)

apoio_04