Com a reforma da Previdência quase descartada, Brasil pode flertar de novo com a crise econômica

Arquivadas as duas denúncias contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), deputados e senadores estão preocupados com as eleições de 2018 e os reflexos dos escândalos de corrupção e da crise econômica, que muito lentamente começa a ser debelada, mas ainda é cedo para comemorar.

Apesar do esforço da equipe econômica para tentar aprovar medidas de estímulo à economia e que contemplam o ajuste fiscal, parlamentares já discutem com o núcleo duro do Palácio do Planalto a possibilidade cada vez maior de a reforma da Previdência não ser aprovada. O que seria um desastre para o ajuste das contas do governo. Isso porque os políticos cobram uma “pauta positiva”, como forma de minimizar os efeitos colaterais da rejeição das duas denúncias.

Mesmo sendo impopular, a reforma da Previdência é urgente e necessária, pois sem essa medida as contas do governo demorarão mais tempo para sair do vermelho. O que significa cortes nos investimentos. De nada adianta fingir que aposentadorias e pensões serão eternamente pagas debaixo do atual modelo previdenciário, uma vez que a conjuntura econômica não permite esse cenário. De igual modo é inócuo e falso o discurso de que a Previdência Social no Brasil não é deficitária.

Enquanto políticos preocupam-se com as eleições vindouras, a economia brasileira corre o sério risco de voltar à corda bamba. Afinal, o ano legislativo termina em meados de dezembro (restam 45 dias) e deputados e senadores só retornarão ao trabalho, na prática, em 20 de fevereiro, depois do Carnaval.


Tomando por base que o primeiro turno acontecerá em 7 de outubro, a data limite para a filiação partidária é 2 de abril e a definição de candidatos começa oficialmente em 5 de julho e termina em 15 de agosto, o próximo ano já é considerado perdido me termos políticos, algo que não faz muita diferença em um país que acostumou-se a escândalos diários e à quase inocuidade dos eleitos.

Sem a melhora efetiva da economia e com dificuldade para alcançar uma arrecadação tributária à altura das necessidades, o Brasil pode novamente contemplar um cenário de crise, talvez mais grave, já quem sem ajuste fiscal não há investimento privado. Enquanto isso, a capacidade de investimento do governo continua ínfima. Esse quadro aponta para um combate mais lento do desemprego, o que exigirá dos governantes, como um todo, habilidade redobrada no momento de usar o dinheiro público.

Não se trata de pessimismo, mas de retratar a realidade sem metáforas e rapapés. O Brasil vive um momento peculiar, fruto da política econômica desastrada e populista adotada pelo PT. Quando o UCHO.INFO afirmava que a conta não fecharia, palacianos de então afirmavam que estávamos a torcer contra, cultivando o “quanto pior, melhor”.

Não é preciso dose extra de raciocínio para constatar o óbvio. Ainda sofrendo as consequências da desastrada e pirotécnica redução do IPI, estados e municípios têm enfrentado despesas adicionais em alguns setores, como saúde e educação. Com o desemprego, muitos brasileiros cancelaram os planos de saúde e trocaram os filhos de escola. Com isso, a saúde e a educação públicas passaram a atender mais pessoas que o previsto. O que demanda dinheiro.

Por isso, que ninguém se anime com as notícias pontuais sobre melhoras no cenário econômico, já que nada do que aí está é milagroso e duradouro. Diante desse quadro, o melhor caminho aos que não desejam surpresas desagradáveis é manter a cautela no nível atual.

apoio_04