Fraude na saúde pública do Maranhão tinha sorveteria funcionando como prestadora de serviços médicos

Quinta fase da Operação Sermão aos Peixes, a Operação Pegadores, deflagrada nesta quinta-feira (16) no Maranhão, identificou uma sorveteria que foi “transformada” em empresa especializada na gestão de serviços médicos no milionário esquema de fraudes contra a saúde no mais miserável dos estados da federação.

Os investigadores descobriram que a casa de sorvetes passou “da noite para o dia”, em fevereiro de 2015, por um processo de transformação jurídica e foi usada como emissora de notas fiscais frias que permitiram o desvio de R$ 1.254.409,37 de recursos públicos.

Além da sorveteria, outras empresas de fachada foram utilizadas pelos criminosos para viabilizar fraudes e desvio de verbas públicas na contratação e pagamento de pessoal.

Em parceria da Polícia Federal, Receita, Procuradoria e Controladoria-Geral da União, a Operação Pegadores ganhou as ruas Maranhão nas primeiras horas desta quinta-feira. Ao todo foram expedidos 45 mandados judiciais, sendo 17 de prisão temporária e 28 de busca e apreensão. Um dos alvos dos investigadores é a sede da Secretaria da Saúde do Maranhão.


A investigação revelou que servidores públicos maranhenses recebiam salário extra, além do contracheque, fruto do desvio de verbas públicas na denominada “folha complementar”.

A Operação Pegadores identificou no âmbito das investigações uma rede de funcionários fantasmas, indicados aos respectivos cargos por políticos regionais e que recebiam os salários sem a execução do trabalho.

O esquema criminoso que desviava verbas públicas funcionava através do pagamento a empresas de fachada, supostamente especializadas na gestão de serviços médicos, mas que na verdade funcionavam apenas como receptoras do dinheiro roubado da população maranhense. Segundo os investigadores, o montante desviado, por enquanto, é de R$ 18.345.815,03.

Considerando que o Maranhão há décadas vive situação de penúria, com gravíssimos problemas sociais, a começar pela saúde pública, o esquema criminoso desmontado pela “Sermão aos Peixes” representa uma afronta à dignidade dos cidadãos.

apoio_04