PGR deve entregar nos próximos dias as alegações finais na ação contra Gleisi, acusada de corrupção

Como antecipou o UCHO.INFO, a senadora paranaense Gleisi Helena Hoffmann, presidente nacional d Partido dos Trabalhadores, entrou na reta final de possível condenação no âmbito da Operação Lava-Jato. Isso porque a Procuradoria-Geral da República deve apresentar nos próximos dias as alegações finais no processo em que a parlamentar petista é ré por corrupção e lavagem de dinheiro.

Relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin concedeu prazo adicional para que a equipe da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, concluísse argumentos contra a senadora.

A procuradora-geral já havia comunicado ao ministro-relator que a ação penal fosse finalizada, ocasião em que solicitou “celeridade” no processo e a não realização de novas diligências. O que indica que a PGR está certa da culpa de Gleisi Hoffmann, acusada de receber R$ 1 milhão, por meio de caixa 2, do esquema criminoso que funcionou na Petrobras durante uma década. Os recursos foram usados na campanha de Gleisi ao Senado, em 2010.

A celeridade cobrada por Raquel Dodge não foi atendida pela defesa do ex-ministro Paulo Bernardo da Silva (Planejamento e Comunicações), marido da senadora, que também é réu na mesma ação penal.


Com intuito absolutamente procrastinatório, os advogados de Paulo Bernardo chegaram a solicitar mais prazo antes de a PGR se manifestasse nas alegações finais, mas o pedido foi negado por Fachin.

“(…) Por tais razões, indefiro a diligência pretendida pela defesa técnica de Paulo Bernardo Silva, bem como a pretensão de concessão de prazo em dobro para o oferecimento das alegações finais”, destacou o relator em seu despacho.

Mesmo diante da proximidade cada vez maior de uma possível condenação, Gleisi Helena continua disparando críticas ao Judiciário, muitas delas camufladas, tendo o ex-presidente Lula, também réu na Lava-Jato, como desculpa. A senadora tem afirmado que o golpe (sic) que derrubou Dilma Rousseff continua a passos largos com o objetivo de inviabilizar a candidatura do ex-metalúrgico.

Na verdade, Gleisi tenta com esse discurso modulado e de encomenda mandar recados ao STF, como se tal atitude, marcada pelo desespero, pudesse mudar o seu destino. Considerando que o doleiro Alberto Youssef, que acusou Gleisi de receber dinheiro de propina, foi beneficiado por acordo de delação, não há como a senadora se salvar a essa altura dos acontecimentos.

apoio_04