Senado dos EUA: Democrata derrota candidato de Trump acusado de abuso sexual no Alabama

O democrata Doug Jones venceu, na terça-feira (12), a eleição para o Senado americano no Alabama, desbancando o polêmico republicano Roy Moore, candidato apoiado por Donald Trump. A vitória de Jones acabou com 27 anos de hegemonia republicana no estado sulista. Com 98% das urnas apuradas, o oposicionista Jones liderava com 49,5% dos votos, contra 48,8% de Moore.

Doug Jones venceu conquistando parte do eleitorado republicano moderado e das classes mais altas, que atraiu após as graves denúncias de abusa sexual contra Moore, um radical adepto do racismo, da xenofobia, da homofobia e do sexismo.

Diante desse cenário, Jones fez sua campanha longe dos caciques do Partido Democrata, rejeitados pelos conservadores eleitores do Alabama. A campanha do novo senador dos EUA seguiu descolada da cúpula do Partido Democrata, rejeitada no Alabama, mas no último final de semana recebeu o apoio do ex-presidente Barack Obama.

Conhecido por posições radicais, Roy Moore tinha como promessa de campanha levar ao Senado seu ativismo religioso, contrário ao aborto e aos direitos LGBT. No momento do voto, Moore afirmou mais uma vez que as acusações de abuso sexual eram parte de uma campanha da imprensa para prejudicá-lo. “Não tenho medo dos jornalistas. Eles devem parar de escrever coisas falsas”.


O republicano derrotado fez referência às denúncias de três mulheres que ele teria abusado sexualmente há quarenta anos, quando duas das vítimas eram adolescentes. À época, Moore tinha aproximadamente 30 anos. Os relatos de abuso sexual levaram a ala moderada do Partido Republicano a pedir que o candidato desistisse da disputa, mas Moore não cedeu à pressão.

Mesmo com a reverberação das denúncias, Trump reforçou seu apoio a Moore, decisão adotada por destacados representantes da chamada “direita alternativa”, como Stephen Bannon, ex-estrategista-chefe da Casa Branca.

Na terça-feira, dia da eleição, Trump acionou sua verborragia em favor do candidato republicano. “O povo do Alabama vai fazer a coisa certa. Jones é pró-aborto, fraco no combate ao crime, na defesa aos militares, ruim para donos de armas e veteranos e contra o MURO. […] Roy Moore sempre vai votar com a gente. VOTE EM ROY MOORE!”, escreveu o presidente dos EUA.

A vitória de Doug Jones produz de imediato um considerável problema político para Trump. A maioria republicana no Senado recua para 51 cadeiras, margem de manobra apertada e perigosa para o destrambelhado mandatário americano.

QUER SABE MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? CONFIRA O VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias do governo federal sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04