Morre nos EUA, aos 74 anos, o cantor gospel Edwin Hawkins, famoso por gravação de “Oh Happy Day”

O compositor, arranjador e cantor gospel norte-americano Edwin Hawkins, conhecido pelo arranjo e gravação da música “Oh Happy Day”, morreu na segunda-feira (15), aos 74 anos, nos Estados Unidos.

De acordo com um porta-voz da família do músico, Hawkins morreu em casa, em Pleasanton, na Califórnia, vítima de câncer no pâncreas.

Edwin Hawkins ficou conhecido por fundar o gospel moderno, aliando letras religiosas a uma sonoridade pop. O trabalho do artista influenciou nomes como Aretha Franklin e Sam Cooke (1931-1964). Ao longo de sua carreira, ele foi agraciado com quatro prêmios Grammy, pelas músicas “Every man wants to be free” e “Wonderful!”.

Nascido em Oakland, em 1943, em uma família de oito filhos, Hawkins trabalhou como compositor, tecladista e mestre de coro. Ainda criança, atuou com a família em grupos de canto em igrejas e com cerca de 20 anos ajudou a formar o Nothern California State Youth Choir.

Incluída na lista de canções do século, “Oh Happy Day” foi gravada inúmeras vezes e por diversos cantores, tendo conquistado destaque no filme “Mudança de Hábito 2”, com Whoopi Goldberg. “Oh Happy Day” é uma adaptação de tradicional hino gospel nos EUA, que alcançou estrondoso sucesso na esteira dos arranjos de Edwin Hawkins.


O primeiro álbum de Edwin Hawkins, “Let us go into the house of the Lord”, foi lançado em 1968 e e tinha como alvo o público local, mas emissoras de rádio de São Francisco começaram a tocar de forma insistente uma das oito faixas do disco, especificamente “Oh Happy Day”.

Em entrevista ao site “blackmusic.com”, em 2015, Hawkins falou sobre a carreira e o caminho musical que seguiu: “Eu acredito que nossa música era, provavelmente, um misto de tudo que eu estava ouvindo na época”. “Nós crescemos ouvindo todo tipo de música em casa. Minha mãe era cristã devota, louvava a Deus e mostrava isso no seu estilo de vida”.

“Meu pai não era cristão praticante naquela época, mas era o que você chamaria de um homem bom”. “Claro, ouvimos, por ele, um pouco de R&B, muito country e western quando éramos crianças”, completou Edwin.

O ex-beatle George Harrison mencionou o sucesso “Oh Happy Day” como inspiração para “My Sweet Lord” e Glen Campbell chegou às paradas de sucesso com uma versão da música. Nomes como Elvis Presley e Johnny Mathis também fariam regravações da mesma.

Ele também chegou a sair em turnê com o irmão mais novo, Walter Hawkins, também ganhador de Grammy, morto em 2010. Edwin Hawkins deixa os irmãos Carol, Feddie, Daniel e Lynette. (Com agências de notícias)

apoio_04