Situação de Lula no caso do sítio de Atibaia pode piorar com possível novo depoimento de Palocci

Quando os escândalos de corrupção e outras bandidagens que brotaram do Petrolão começaram a se aproximar do ex-presidente Lula, o UCHO.INFO afirmou sem medo de errar que o caso envolvendo o Sítio Santa Bárbara, na cidade paulista de Atibaia, era o mais emblemático e comprometedor. E que nenhuma desculpa eventualmente apresentada pela milionária defesa de Lula seria capaz de absolvê-lo da condenação.

Com a respectiva ação penal em julgamento na 13ª Vara Federal de Curitiba, sob o comando do juiz Sérgio Moro, a situação do ex-metalúrgico tem piorado na esteira dos depoimentos de réus e testemunhas. Todos, sem exceção, têm feito declarações comprometedoras a respeito da relação do petista-mor e a propriedade na aprazível cidade de Atibaia.

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, na última terça-feira (6), o engenheiro Frederico Prado, subcontratado pela Odebrecht, afirmou ter direcionado parte de seus funcionários de uma obra na região da favela de Heliópolis, uma das maiores da capital paulista, para a reforma do sítio Santa Bárbara. Essa declaração por si só complica o ex-presidente Lula, que ainda não explicou os motivos de a propriedade estar registrada em nome de dois sócios de um dos seus filhos (Fábio Luís).

Como se não bastassem as muitas provas coletadas pela Polícia Federal que ligam Lula ao sítio, o engenheiro afirmou em depoimento ao juiz da Operação Lava-Jato que Rogério Pimentel, então assessor da Presidência, era quem decidida sobre os trabalhos no local.


“Tudo o que eu perguntei a ele [Pimentel], falei: ‘posso fazer?’. E ele: ‘Pode.’ Em nenhum momento ele negou aquela execução”, disse Frederico Prado quando questionado pela defesa de Pimentel sobre o poder de decisão do ex-assessor na obra de reforma do polêmico sítio.

Contudo, o que é ruim pode ficar ainda pior. Isso porque o ex-petista Antonio Palocci Filho, preso em Curitiba desde setembro de 2016 e abandonado covardemente pela cúpula do PT, de novo se dispôs a esclarecer alguns crimes no âmbito do Petrolão.

Palocci solicitou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para ser ouvido novamente, já que está disposto a colaborar na elucidação de muitos crimes que ainda encontram-se sob investigação. Isso significa que Palocci pode mais uma vez incriminar Lula, a exemplo do que fez anteriormente em depoimento ao juiz Moro.

No caso de o TRF-4 concordar com o pedido de Palocci, o que não é impossível, a situação de Lula tende a piorar sobremaneira. Ou seja, uma nova condenação, ainda mais pesada, está a caminho. Lula tem o péssimo hábito de abandonar alguns “camaradas” de longa data que nos últimos anos tornaram cúmplices de crimes dos mais variados.

Reza a sabedoria popular que vingança é um prato que se come frio. O que exige paciência, determinação e estratégia. Ao que parece, Palocci percebeu que é chegada a hora de soltar a voz. Será um novo capítulo de esfacelamento do mito Lula.

apoio_04