Mercado reduz estimativa de inflação para este ano; atividade econômica cresceu 1,04% em 2017

O mercado financeiro reduziu a projeção de inflação para 2018 e aumentou a expectativa de crescimento da economia para este ano, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central, em Brasília.

A expectativa dos economistas das maiores instituições financeiras em atividade no País é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial brasileira – fique em 3,81% em 2018, uma redução em relação aos 3,84% projetados na última semana.

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País, deste ano aumentou, passando de 2,70% para 2,80%. O mercado projeta continuidade do crescimento da economia, porém menor que a estimativa do governo, que aposta em PIB de 3% para 2018.

Para 2019, no entanto, as projeções foram mantidas em relação à última publicação. Os analistas econômicos esperam que o PIB do próximo ano seja de 3%. Em relação à inflação, a estimativa permaneceu nos atuais 4,25%.


Atividade econômica

O nível de atividade econômica no país registrou crescimento de 1,04% em 2017, em comparação com 2016, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira.

O indicador foi criado pelo BC para antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica, mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será divulgado em março.

O valor aproxima-se da projeção do governo para 2017, divulgada em dezembro do ano passado, de 1,1%. A expectativa do mercado financeiro, de acordo com o Boletim Focus, do BC, é de 1%.

Em dezembro, o nível de atividade econômica no País continuou a registrar crescimento, de 1,41% em relação a novembro. Esse foi o quarto mês seguido de alta do indicador. O crescimento mensal refere-se ao IBC-Br dessazonalizado, ou seja, ajustado para o período. (Com ABr)

apoio_04