“Não há solução militar para o conflito na Síria”, diz secretário-geral da ONU

António Guterres, secretário-geral Organização das Nações Unidas (ONU), se pronunciou na noite da última sexta-feira (13) sobre os mais novos ataques aéreos na Síria, levados a cabo pelos Estados Unidos, Reino Unido e França, com direito ao lançamento de 105 misseis sobre três alvos específicos.

Guterres afirmou em nota que tem “acompanhado de perto os relatos de ataques aéreos na Síria conduzidos pelos Estados Unidos, França e Reino Unido”.

“Existe uma obrigação, particularmente quando se trata de questões de paz e segurança, de agir de forma consistente com a Carta das Nações Unidas e com o direito internacional em geral. A Carta da ONU é muito clara sobre essas questões. O Conselho de Segurança é o principal responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais”, disse Guterres.


“Peço aos membros do Conselho de Segurança que se unam e exerçam essa responsabilidade. Exorto todos os Estados-membros a demonstrar contenção nestas circunstâncias perigosas e a evitar quaisquer atos que possam agravar a situação e agravar o sofrimento do povo sírio”, acrescentou o chefe da ONU.

Ele também comentou os relatos sobre o suposto uso de armas químicos no conflito em curso no país.

“Qualquer uso de armas químicas é abominável. O sofrimento que causa é horrendo. Tenho expressado repetidas vezes minha profunda decepção pelo fato de o Conselho de Segurança não ter chegado a um acordo sobre um mecanismo dedicado à efetiva responsabilização pelo uso de armas químicas na Síria”, disse.

“Exorto o Conselho de Segurança a assumir suas responsabilidades e preencher essa lacuna. Continuarei a colaborar com os Estados-membros para ajudar a alcançar este objetivo”, concluiu Guterres. (Com Agência ONU)

apoio_04