Escândalo de assédio sexual em Hollywood chegará às telas do cinema

(Getty Images)

Os bastidores da reportagem investigativa do jornal “The New York Times”, que revelou o escândalo de assédio sexual envolvendo Harvey Weinstein, renomado produtor de Hollywood, serão transformados filme. O caso desencadeou o movimento internacional #MeToo e rendeu ao tabloide americano um prêmio Pulitzer.

As produtoras Annapurna e Plan B Entertainment, que pertence a Brad Pitt, adquiriram os direitos cinematográficos sobre a história, baseada na reportagem conduzida pelas jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey.

O filme não girará em torno do produtor hollywoodiano, mas mostrará como Kantor e Twohey investigaram denúncias de repetidos abusos atribuídos a Weinstein para elaborar a reportagem, publicada em outubro do ano passado.

Segundo Ashley Momtaheni, porta-voz da Annapurna, o filme será construído de modo semelhante a “Spotlight”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2015 e que abordou a reportagem do jornal “Boston Globe” sobre abuso sexual na Igreja Católica. Outro longa nessa linha é “Todos os homens do presidente”, sobre os repórteres do “The Washington Post” que destaparam o escândalo Watergate.


Na última semana, Kantor e Twohey receberam o Pulitzer, o mais importante prêmio de jornalismo dos EUA, junto com Ronan Farrow, que investigou o caso Weinstein para a revista “New Yorker”.

Mais de 70 mulheres acusaram Weinstein, que já foi uma das figuras mais poderosas de Hollywood, de má conduta sexual, incluindo estupro. Entre as mulheres que fizeram denúncias estão as atrizes Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie e Uma Thurman. Weinstein nega ter tido relações sexuais não consensuais.

Os testemunhos das dezenas de mulheres que teriam sido abusadas pelo produtor encorajaram muitas outras vítimas a revelarem casos semelhantes, usando a hashtag #MeToo (#EuTambém). As agressões sexuais atribuídas a Weinstein também desencadearam a iniciativa Time’s Up, obrigaram empresas a reverem suas políticas e líderes políticos a se manifestarem sobre abusos no ambiente de trabalho.

A Annapurna já atuou como parceira da The Weinstein Company, produtora que pertencia a Weinstein e que está em processo de falência. A Plan B Entertainment é conhecida por produzir três filmes vencedores do Oscar: “Os infiltrados”, de 2006, “12 anos de escravidão”, de 2013, e “Moonlight”, de 2016. A porta-voz da Annapurna não revelou quando o filme sobre Weinstein deve ser lançado. (Com agências internacionais)

apoio_04