Se arrependimento matasse, Lula não sobreviveria ao erro de ter colocado Gleisi na presidência do PT

Embora não confesse, pois para a opinião pública tenta passar a imagem de divindade que jamais erra, o ex-presidente Lula, âncora do escândalo de corrupção conhecido como Petrolão, tem alguns arrependimentos no âmbito político.

Um dos muitos pesos na consciência foi se deixar fotografar no tríplex do Guarujá, ao lado do presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro. Essa imagem, divulgada aos bolhões, é considerada prova cabal da ligação visceral do petista-mor com o imóvel praiano.

Outro arrependimento está relacionado com a decisão de gravar os nomes dos netos nos pedalinhos que repousam no lago do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), estabelecendo outro vínculo – difícil de ser desmentido – com a propriedade que alega não ser sua.

Porém, o maior dos arrependimentos de Lula foi ter guindado a senadora paranaense Gleisi Helena Hoffmann à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores. O ex-metalúrgico nutria esperança de que Gleisi cuidaria dos destinos do partido, que já foi comparado à organização criminosa, além de funcionar com para-choque contra as muitas acusações de corrupção que lhe imputa a Justiça.


O jornalista Murilo Ramos, da revista Época, registra: “A enorme dificuldade de a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de dialogar com partidos da esquerda e a baixa adesão a protestos contra a prisão do ex-presidente Lula enfraquecem a liderança da senadora paranaense à frente do partido. O próprio Lula se queixou da truculência de Gleisi com antigos aliados da legenda.”

Mas isso não é tudo. De dentro da cela especial que ocupa na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula fez chegar ao mundo exterior sua decepção com a performance de Gleisi no comando do PT.

A incapacidade da senadora para mobilizar multidões em sua defesa tem deixado o líder petista enfurecido. Uma frase deixou transparecer o conceito que Lula tem da senadora: “Gleisi prometeu para o Brasil [quando Lula foi preso]. Ela foi incompetente”.

Gleisi Helena é atua na defesa de Lula e do próprio partido como se fosse uma atriz de teatro mambembe, pois suas performances são pífias e dignas de pena, O que explica a contrariedade de Lula.

É difícil esperar rompantes de genialidade de alguém que guindou um pedófilo, condenado a mais de cem anos de prisão por estupro de vulneráveis, a cargo de confiança na Casa Civil. Eduardo Gaievski está preso na penitenciária de Francisco Beltrão, no interior do Paraná, mas continua filiado ao PT. Ou seja, ainda é “companheiro”, apesar dos crimes bárbaros que cometeu.

apoio_04