Lava-Jato: Moro determina a prisão de Delúbio Soares e mostra que inferno astral do PT está no começo

Se na política existe o temido “inferno astral”, o Partido dos Trabalhadores está a viver o pior dos momentos. Com vários próceres da legenda atrás das grades por causa de corrupção e outros crimes, o PT, nesta quarta-feira (23), agregou à lista de prisioneiros o nome de mais um “companheiro”: Delúbio Soares.

Esse novo episódio decorre de mandado de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, contra o ex-tesoureiro petista, condenado por lavagem de dinheiro em um dos processos resultantes da Operação Lava-Jato.

A ordem de prisão foi efetivada após a defesa de Delúbio Soares fracassar em recurso apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre. Os advogados apelaram com embargos de declaração após o tribunal confirmar a condenação em primeira instância e aumentar de cinco para seis anos a pena de prisão.

A respectiva ação penal é um desdobramento do processo que condenou José Carlos Bumlai e dirigentes do Banco Schahin por empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões concedidos pela instituição financeira ao pecuarista.


Segundo as investigações, metade do valor do empréstimo foi repassada para a empresa Betin, sendo que a outra, para a Remar Agenciamento e Assessoria, que por sua vez repassou quase a totalidade à empresa Expresso Nova Santo André, do empresário Ronan Maria Pinto.

De acordo com a sentença, todas essas transações envolvendo os réus da mencionada ação penal são fraudulentas e tinham como objetivo disfarçar o destino do dinheiro. Nos autos, não há investigação sobre a motivação do PT para entregar os valores a Ronan.

Contudo, o Ministério Público Federal (MPF) levantou a hipótese de uma suposta extorsão praticada por Ronan contra o PT, o que não foi esclarecido e não era o foco da denúncia, relativa ao crime de lavagem de dinheiro.

Desculpa pífia

O PT ressaltou que não há no processo qualquer prova de empréstimo ou fraude envolvendo Delúbio Soares e o partido. “É mais um caso de perseguição da Lava Jato, que trata o PT como inimigo e deixou de combater a corrupção para fazer luta política”, alegou o partido.

apoio_04