Registro Espúrio: Polícia Federal cumpre mandados em gabinetes de três deputados federais

O Ministério Público Federal e Polícia Federal cumprem desde a manhã desta quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados, mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD-SP), conhecido como Paulinho da Força, Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB). Os três parlamentares são investigados por fraudes no sistema de registro sindical.

De acordo com a PF, a ação representa a fase ostensiva da Operação Registro Espúrio e foi determinada pelo ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em marcha há cerca de um ano, as investigações revelaram “amplo esquema de corrupção dentro da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, com suspeita de envolvimento de servidores públicos, lobistas, advogados, dirigentes de centrais sindicais e parlamentares”, destacou a PF por meio de nota.

Segundo o Ministério Público Federal, sedes nacionais de dois partidos políticos e de centrais sindicais também são alvos da operação. Também por meio de nota, o MPF informa terem sido ordenadas “medidas cautelares diversas à prisão” contra os parlamentares.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que foi identificado pela Polícia Federal um esquema criminoso estruturado em cinco núcleos de atuação: administrativo, político, sindical, captador e financeiro.


Fraudes

Na petição enviada ao STF, Raquel Dodge menciona, como exemplo das fraudes, pagamentos que envolviam valores que chegaram a R$ 4 milhões pela liberação de um único registro sindical.

A nota divulgada pelo MPF nesta quarta-feira informa que, desde 2017, parte do grupo criminoso responde a uma ação por improbidade administrativa em andamento na Justiça Federal, em Brasília.

Cerca de 320 policiais federais participam da operação, que cumpre 64 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de prisão temporária, além de outras medidas cautelares. Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. (Com ABr)

apoio_04