Morre em São Paulo, aos 78 anos, a tenista Maria Esther Bueno

Maior tenista brasileira de todos os tempos, Maria Esther Bueno morreu na sexta-feira (8), aos 78 anos, em São Paulo, em decorrência das complicações de um câncer no lábio, descoberto em 2017 e que evoluiu para outras partes do corpo. Ela estava internada desde maio no Hospital 9 de Julho, na região central da capital paulista, e sua morte foi confirmada por um sobrinho. Ela não teve filhos.

Por opção da própria tenista, o tratamento quimioterápico foi descartado e ela passou a ser tratada com imunoterapia. Ela estava lúcida, mas seu estado de saúde era considerado grave.

Maria Esther ficou conhecida como a Bailarina do Tênis. Durante sua carreira, ela conquistou 19 títulos de Grand Slam e alcançou o posto de número um do mundo nas temporadas de 1959, 1960, 1964 e 1966.


Nascida em São Paulo, Bueno começou a jogar tênis no Clube de Regatas Tietê. Aos 14 anos, conquistou o primeiro título brasileiro. Aos 19, veio o primeiro Grand Slam, em Wimbledon, na Inglaterra, em 1959.

Ela entrou ainda para a história mundial do tênis ao ser a primeira mulher a fechar o calendário Grand Slam de duplas, em 1960, quando ganhou os quatro maiores torneios – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos EUA – na mesma temporada. Depois dela, apenas Martina Navratilova (1984), Pam Shriver (1984) e Martina Hingis (1998) repetiram a proeza.

A tenista deixou as quadras em 1977. Ao longo de sua carreira, Maria Esther conquistou 589 títulos e entrou para o hall da fama em 1978. Em 2016, conduziu a tocha olímpica e participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio. Nos últimos anos, ela se tornou comentarista dos canais SporTV.

O corpo de Maria Esther Bueno está sendo velado no salão nobre do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e o enterro acontecerá às 16 horas deste sábado (9) no cemitério da Consolação, no centro da cidade de São Paulo.

apoio_04