Lutando contra o ostracismo, Lula comentará os jogos da Copa da Rússia para TV de sindicato

É direito inalienável do preso pleitear a liberdade, mas é preciso que isso ocorra dentro da razoabilidade e da possibilidade, pois do contrário transforma-se em pesadelo. Condenado a doze anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro – outras condenações podem estar a caminho – Luiz Inácio da Silva começa a se acostumar com a ideia de que não tão cedo deixará a prisão. Afinal, o discurso de sua impossível candidatura começa a perder força entre seus aduladores.

Fadado a permanecer uma boa temporada atrás das grades, Lula teme cair na vala do esquecimento da opinião pública. O que pode estar acontecendo de forma lenta e gradual. Os “companheiros”, que até recentemente apostavam na candidatura do ex-metalúrgico à Presidência da República, agora defendem a realização de pesquisas eleitorais sem o nome do petista-mor.

Por mais que institutos de pesquisa insistam em simular cenários eleitorais com a participação de Lula, o Partido dos Trabalhadores já percebeu que é preciso encontrar outra saída para salvar a legenda de novo encolhimento, o que poderá acontecer nas eleições de outubro próximo.

Apesar da conclusão a que chegou a cúpula do PT, Lula, que ainda não se conformou com a ideia de estar preso, busca de forma recorrente formas de estar no noticiário nacional, evitando que seja esquecido por seus apoiadores.


A mais nova estratégia do ex-presidente para estar no noticiário surgiu no rastro da Copa do Mundo 2018, que acontece na Rússia desde a quinta-feira (14). Lula será comentarista da TVT, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os comentários serão escritos no cárcere e enviados a emissora, que se encarregará de ler a opinião de Lula sobre os jogos do Mundial.

Os comentários de Lula serão lidos no programa ancorado pelo jornalista José Trajano, que jamais escondeu sua simpatia pelo PT. “Não tô brincando, não. É sério. Luiz Inácio Lula da Silva será comentarista da TVT”, declarou Trajano em vídeo para divulgar a atração (sic). “Ele vai escrever as suas impressões, manda pra gente, a gente coloca na tela com aspas. Você vai poder ler e ouvir na voz de um locutor”, detalhou o jornalista

Considerando que o universo da informação é movido pelo imediatismo, é preciso saber como os comentários de Lula chegarão à TVT. Se depender de alguém para retirar os escritos de Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, as opiniões do agora condenado ex-presidente chegarão à emissora com considerável atraso. Em suma, que alguém explique esse processo, pois impossível usar a estrutura da PF nessa ação.