Datafolha: Bolsonaro segue na frente com 28% e Haddad vai a 16%; Ciro Gomes lidera no 2º turno

Candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro continua liderando a corrida ao Palácio do Planalto, com 28% das intenções de voto, de acordo com a nova pesquisa do instituto Datafolha.

Segundo a pesquisa, concluída na quarta-feira (19), Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais para cima, mantendo a trajetória de crescimento registrada desde o início da campanha.

Confirmado como candidato do PT à Presidência no último dia 11 de setembro, após o TSE rejeitar a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa, o ex-prefeito Fernando Haddad mantém a trajetória de crescimento e agora tem 16 % de intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que na semana anterior.

Haddad permanece tecnicamente empatado com Ciro Gomes, presidenciável do PDT, que continua com 13% da preferência do eleitorado. Esse cenário explica a decisão de Ciro de partir para o ataque contra Fernando Haddad e o PT, mas poupando Lula.


Ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin aparece estagnado na pesquisa Datafolha, com 9%. O tucano está tecnicamente empatado com Marina Silva, da Rede, que tem 7% das intenções de voto.

Os candidatos João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos) têm 3%, Henrique Meirelles (MDB), 2%; Vera Lucia (PSTU), 1%; Guilherme Boulos (PSOL), 1%. Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos, 12%; não sabe ou não responderam, 5%.

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha mostra que Ciro Gomes é o único candidato que venceria todos os adversários. O candidato pedetista venceria Jair Bolsonaro por 45% a 39%. Ciro venceria Geraldo Alckmin por 41% a 34% e derrotaria Marina Silva por 45% a 31%. Em outros cenários, Bolsonaro aparece empatado com Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Marina Silva.

O índice de rejeição de Jair Bolsonaro continua sendo o mais alto entre os presidenciáveis (43%), enquanto o de Fernando Haddad cresceu (29%). Marina Silva tem 32%, Geraldo Alckmin, 24%, e Ciro Gomes, 22%.

O Datafolha entrevistou 8.601 eleitores de 323 municípios na terça e na quarta-feira (19). A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06919/2018.