Modric é eleito melhor jogador do planeta e interrompe reinado de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi

O croata Luka Modric quebrou a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no prêmio de melhor jogador de futebol do planeta da FIFA. O meia do Real Madrid foi escolhido o craque de 2018, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (24) em Londres, na Inglaterra.

Modric, que já havia sido escolhido o melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia, derrotou Cristiano Ronaldo e o egípcio Mohamed Salah, também finalistas. Desde 2008, os vencedores do prêmio foram sempre Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, com cinco prêmios cada. O português foi eleito nas duas últimas temporadas.

Essa é a primeira vez, desde 2006, que um não atacante é escolhido como melhor jogador do planeta. Naquele ano, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro ganhou. Foi também a primeira vez que um croata ficou com o troféu.


Além de ter vencido a Champions League com o Real Madrid, Modric foi eleito pela campanha no Mundial, quando foi o principal nome da Croácia que surpreendeu e chegou à final, sendo derrotada pela França.

A decisão da FIFA de considerar a atuação dos atletas na Copa da Rússia como base de análise para os julgadores é algo estranho, pois não fosse esse cenário o vencedor certamente seria outro. O que não invalida a conquista de Modric.

O português Cristiano Ronaldo não compareceu à festa de premiação. Em 2017, Lionel Messi, também finalista, não foi à cerimônia da FIFA.

Foi a primeira vez desde 2006 que Messi não entrou na lista de finalistas para o prêmio, resultado da derrota do Barcelona na Champions League e pela péssima campanha da Argentina na Copa do Mundo.