Após sofrer AVC, cartunista Ziraldo é internado em estado grave no Rio de Janeiro

O cartunista e escritor Ziraldo, 85 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico nesta quarta-feira (26) e está internado em estado grave no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

O hospital informou, em nota, que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave.

Em 2013, o cartunista sofreu um leve infarto em Frankfurt, na Alemanha, e foi submetido a um cateterismo. No ano seguinte, foi novamente internado para exames após problemas de saúde.

Ziraldo é criador do personagem “O Menino Maluquinho”, livro com mais de três milhões de exemplares vendidos, em 116 edições, desde 1980. Também é o autor da “Turma do Pererê”.


Carreira

Ziraldo é cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. Ele é o criador do personagem de quadrinhos infantil Menino Maluquinho. Foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, que fez muito sucesso com suas entrevistas e humor crítico durante a ditadura militar.

O cartunista nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha e o de seu pai Geraldo. Desde criança já mostrava seu talento para o desenho. Com seis anos, teve um desenho seu publicado no jornal Folha de Minas.

Ziraldo estudou no Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com a avó para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos no Mabe (Moderna Associação de Ensino). Em 1950, retornou para Caratinga e concluiu o científico no Colégio Nossa Senhora das Graças. (Com ABr)