Ibope: Bolsonaro lidera com 32%, seguido por Haddad com 23%; no 2º turno ambos estão empatados

Faltando apenas quatro dias para o primeiro turno, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 32% das intenções de voto na mais recente pesquisa Ibope, seguido por Fernando Haddad (PT), com 23%; Ciro Gomes (PDT), 10%; Geraldo Alckmin (PSDB), 7%; Marina Silva (Rede), 4%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada na última segunda-feira (1), os principais candidatos apenas oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro e Haddad ganharam um e dois pontos, respectivamente, enquanto Ciro e Alckmin perderam um ponto cada.

Em votos válidos, ou seja, desconsiderando os brancos e nulos, Jair Bolsonaro tem 38% e Fernando Haddad, 28%. Isso mostra que a estratégia da campanha de Bolsonaro para liquidar a eleição no primeiro turno não funcionou, de acordo com a pesquisa.


Considerando que uma eleição só é decidida no primeiro turno quando um candidato obtém 50% dos votos válidos mais um, os números da pesquisa Ibope apontam para a realização de segundo turno entre os candidatos do PSL e do PT. Nesse cenário, Haddad tem 43% e Bolsonaro, 41%, empate técnico.

Os dois primeiros colocados na corrida presidencial também lideram os índices de rejeição: Bolsonaro tem 42%, enquanto Haddad tem 37%. Esse quesito preocupa ambos os candidatos, especialmente no segundo turno, quando a disputa será ainda mais acirrada.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 209 municípios, entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR‐08245/2018.