Datafolha: Bolsonaro cresce três pontos e tem 35%, Haddad, 22%; ambos empatam no 2º turno

Candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro continua liderando a corrida ao Palácio do Planalto. De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (4), Bolsonaro tem 35% de intenções de voto, seguido pelo petista Fernando Haddad, com 22%.

Na sequência estão está Ciro Gomes (PDT), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 8%; Marina Silva (Rede), 4%; João Amoêdo (Novo), 3%; Henrique Meirelles (MDB), 2%; Alvaro Dias (Podemos), 2%; e Cabo Daciolo (Patriota), 1%.

Em relação aos votos válidos, Bolsonaro tem 39%, enquanto Haddad tem 25%. Ciro tem 13% e Alckmin, 9%. Esses números mostram que até o momento a estratégia do presidenciável do PSL para vencer a disputa no primeiro turno pode não funcionar.


A se confirmar a realização de um segundo turno entre os dois líderes da disputa, Bolsonaro terá problemas na segunda etapa da eleição presidencial. Sua pouca intimidade com a oratória e a ausência de uma proposta de governo consistente devem fazer contraponto ao tempo de televisão (10 minutos) que o candidato terá para expor suas ideias.

No âmbito da rejeição, quesito preponderante para o segundo turno, Bolsonaro também é líder, com 45%. Haddad aparece em segundo, com 40%. A pesquisa mostra também que 86% dos eleitores de Jair Bolsonaro estão “convictos” de seu voto, enquanto 83% dizem o mesmo em relação a Fernando Haddad.

Segundo turno

Em simulações de segundo turno, a pesquisa Datafolha mostra que Bolsonaro e Haddad estão tecnicamente empatados – 44% e 43%, respectivamente. O candidato do PSL perderia para Ciro Gomes (42% a 48%) e empataria na margem de erro com Geraldo Alckmin (42% a 43%).

O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 municípios, entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR- 02581/2018.