Publicitário publica mensagem contra nordestinos por voto em Haddad e é afastado da agência Africa

A agência de publicidade Africa decidiu suspendeu seu diretor de negócios, José Boralli, que compartilhou em seu perfil no Instagram post preconceituoso contra os nordestinos.

A postagem ocorreu na noite de domingo (7), após a divulgação dos resultados do primeiro turno da eleição presidencial, que mostraram a vitória do petista Fernando Haddad na região Nordeste, Boralli não perdeu tempo e publicou a seguinte mensagem:

“Nordeste vota em peso no PT. Depois vem pro Sul e Sudeste procurar emprego!”. Não contente, o publicitário emendou: “Se liga aí Nordeste!!!”.

Constatado o estrago pela agência, Boralli escreveu na rede social: “Fiz um post no calor do momento e peço sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos. Não reflete minha opinião. Eu errei […] Peço desculpas. Em especial aos nordestinos, tantos [com] que eu inclusive trabalho, minha eterna admiração e respeito”.

Como sempre, uma pessoa destila ódio, intolerância e outros sentimentos condenáveis, mas depois derrete-se em desculpas, como se isso fosse suficiente para reparar o dano causado aos ofendidos.


Na segunda-feira (8), dois dirigentes da agência, Sergio Gordilho e Márcio Santoro, assinaram comunicado interno informando que “um funcionário da Africa postou um comentário infeliz e preconceituoso” e que a empresa “tomará as medidas cabíveis em relação a esse caso, que fere o código de conduta”. Na parte da tarde, Boralli não compareceu à agência.

Gordilho e o fundador da Africa, Nizan Guanaes, são baianos. Na nota, a agência acrescenta: “Nascemos da diversidade. Acreditamos nela e a defendemos, acima de tudo. Não respeitá-la seria arranhar nossa biografia e nossos RGs, na maioria nordestinos. O comentário desse funcionário não coincide com nossa crença, não está à altura da nossa história”.

O comunicado encerra ressaltando que a agência manterá a vigilância em relação a atitudes dessa natureza: “Continuaremos vigilantes em relação a qualquer atitude, seja ela de quem for ou onde for, que venha a ferir os nossos valores”.

Ao contrário do texto discriminatório e intolerante de José Boralli, o País deve muito aos bravos e corajosos nordestinos, que muito contribuíram para o desenvolvimento das regiões Sul e Sudeste. Não obstante, não se pode fechar os olhos para a enorme contribuição dos nordestinos para a arte e a cultura brasileiras.