Datafolha: Bolsonaro tem 58% dos votos válidos, Haddad, 42%; nos votos totais está 49% a 36%

Na primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno, divulgada nesta quarta-feira (10), o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 58% dos votos válidos. Já Fernando Haddad (PT) está com 42%.

Para calcular os votos válidos, o Datafolha excluiu as intenções de voto branco e nulo, além dos indecisos. O método é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição. No primeiro turno, o Bolsonaro conquistou 46% dos votos válidos contra 29% de Haddad.

A série histórica do Datafolha mostra que esta é a maior vantagem de um candidato na largada do segundo turno de uma eleição presidencial desde 2002. Naquele ano, Lula alcançou 64% dos votos válidos, contra 36% de José Serra (PSDB).

As pesquisas anteriores também mostram que, para vencer a eleição, Haddad precisará de um feito inédito: nunca um candidato que iniciou a segunda etapa atrás do adversário conseguiu a virada — em 2014, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estavam em empate técnico a esta altura.


No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos, enquanto Haddad chegou a 29%. De acordo com o Datafolha, o potencial do candidato do PSL cresceu, em sua maioria, pelas adesões de eleitores que no primeiro turno escolheram Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoêdo (Novo).

Entre os eleitores do ex-governador de São Paulo, 42% declararam que agora vão votar em Bolsonaro, enquanto 30% disseram que vão optar por Haddad. Em relação ao eleitorado de Amoêdo, 49% afirmaram que preferem o candidato do PSL, e 18% sustentaram que vão escolher o petista.

Já levando em conta todas as intenções de voto, Bolsonaro aparece com 49% e Haddad com 36%. Os entrevistados que pretendem votar branco ou nulo somam 8% e 6% declararam estar indecisos.

O Datafolha perguntou ainda quando os eleitores decidiram o voto para presidente no primeiro turno. Para 63% dos entrevistados, a decisão foi tomada pelo menos um mês antes do pleito. Já 10% escolheu o candidato 15 dias antes, 8% uma semana antes, 6% na véspera da eleição e 12% no dia da eleição.

O instituto ouviu, nesta quarta-feira (10), 3.235 eleitores em 227 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00214/2018.