“Ditabranda”: Bolsonaro fala em democracia, mas processa Revista Fórum e o fotógrafo Lula Marques

(Lula Marques)

Na última sexta-feira (18), a Revista Fórum recebeu mandado de citação postal no âmbito de processo movido pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A revista está sendo processada juntamente com o competente fotógrafo Luiz Araújo Marques, o Lula Marques, que além de dominar com maestria as imagens é dono de texto contundente e destemido.

O que levou Bolsonaro e o filho a recorrerem à Justiça foi a publicação de uma conversa tensa entre ambos, pelo aplicativo WhatsApp, fotografada por Lula Marques em 2 fevereiro de 2017, por ocasião da eleição para o presidente da Câmara. Em determinado trecho da conversa, Bolsonaro escreve que não visitará o filho na Papuda (presídio de Brasília). A ação judicial tem por objetivo indenização por “uso abusivo de imagem e violação de privacidade e conduta difamatória”.

“Na verdade essa é a forma que a família Bolsonaro encontrou para nos ameaçar e tentar nos intimidar, mas já aviso que isso não nos fará mudar em nada nossa linha editorial. Bolsonaro e seus filhos têm que explicar o esquema Queiroz e o enriquecimento com compra e venda de imóveis. A Fórum não tem nada que explicar. Temos é que continuar fazendo jornalismo. E é o que faremos”, afirma Renato Rovai, editor da Fórum.

O editor da Fórum, que conversou com os advogados da revista e com Lula Marques, disse que todos estão dispostos a enfrentar o processo, denunciando a intimidação e viés de censura, inclusive no âmbito internacional.


Em 2 de fevereiro de 2017, Jair Bolsonaro concorreu à presidência da Câmara dos Deputados, mas acabou em último lugar na disputa, com apenas quatro votos. O agora presidente da República não pode contar nem mesmo com o voto do filho Eduardo Bolsonaro, que não compareceu à sessão.

Naquele fatídico dia de votação, no plenário da Câmara, o fotógrafo Lula Marques registrou uma imagem do celular de Jair Bolsonaro, em que o parlamentar mantinha conversa nada amigável com o filho.

Jair: Papel de filho da puta que você está fazendo comigo. Tens moral para falar do Renan? Irresponsável (Jair tem um filho chamado Renan)

Jair: Mais ainda, compre merdas por aí. Não vou te visitar na Papuda. (O pai se mostra preocupado com o que o filho estaria fazendo naquele momento)

Jair: Se a imprensa te descobrir aí, e o que está fazendo, vão comer seu fígado e o meu. Retorne imediatamente.

Eduardo: Quer me dar esporro tudo bem. Vacilo foi meu. Achei que a eleição só fosse semana que vem. Me comparar com o merda do seu filho, calma lá. (Eduardo não gostou de ser comparado com o meio-irmão)

Jair: Voto em JHC ou João Fernando Coutinho?

Quando o UCHO.INFO afirma que Jair Bolsonaro é despreparado para o cargo que ocupa atualmente e não consegue controlar os filhos, que dão palpite em questões do governo a todo momento, inclusive falando em nome do pai, os seguidores daquele que prometeu acabar com a “velha política” não aceitam as críticas e partem para as ofensas rasteiras e os xingamentos descabidos. A prova está acima e não há como contestá-la.