Funcionários da Vale e engenheiros que atestaram segurança de barragem são presos em SP e MG

Foram presos na manhã desta terça-feira (29), em São Paulo e Minas Gerais, funcionários da Vale e engenheiros que atestaram a segurança da barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu na última sexta-feira, provocando a maior tragédia ambiental do País.

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal, os Ministérios Públicos Estaduais de Minas Gerais e São Paulo e as Polícias Civil e Militar de Minas cumpriram cinco mandados de prisão temporária (cinco dias) e outros de busca e apreensão com o objetivo de apurar a responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem.

Engenheiros da empresa alemã TÜD SUD, Makoto Namba e André Yum Yassuda foram presos nos bairros de Moema e Vila Mariana, na zona sul da capital paulista. Na região metropolitana de Belo Horizonte, foram detidos César Augusto Paulino Grandchamp, Ricardo de Oliveira e Rodrigo Arthur Gomes de Melo, funcionários da Vale envolvidos diretamente no licenciamento da barragem.

Yassuda era diretor da TÜD SUD, ao passo que Namba atuava como engenheiro, mas sem cargo de direção. A polícia foi à residência dos dois engenheiros e à sede da empresa, todos os endereços na cidade de São Paulo.


De acordo com o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a polícia paulista recebeu informações de Minas Gerais no domingo (27) e montou a operação para o cumprimento dos mandados na segunda-feira.

Em São Paulo, as ações são coordenadas por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP de São Paulo, e pelo Departamento de Capturas (Decade) da Polícia Civil paulista.

“Se houve fraude nos documentos ou não, isso é com a investigação, que está sendo feita por Minas. Nós e o Gaeco de São Paulo só demos apoio para tentar ajudar a esclarecer isso tudo”, disse o delegado Oswaldo Nico Gonçalves.

Cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Belo Horizonte foram cumpridos em sedes de duas empresas e residências em Nova Lima, Minas Gerais, e na capital paulista. Outros sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da comarca de Brumadinho foram cumpridos na região metropolitana de Belo Horizonte e na capital paulista.