Incêndio no centro de treinamento do Flamengo deixa dez mortos, seis já foram identificados

Um incêndio na madrugada desta sexta-feira (8) no centro de treinamento do Flamengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, deixou dez mortos e três feridos, dois deles em estado grave. Nas instalações atingidas pelo fogo dormiam atletas das categorias de base, com idades entre 14 e 17 anos.

As chamas começaram por volta das 5 horas da manhã e menos de uma hora depois já estavam controladas, mas deixaram uma grande área destruída. A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas o ponto de partida das investigações é um possível curto-circuito em aparelho de ar condicionado. Testemunhas disseram que o fogo se alastrou com rapidez.

Quatro eram jogadores da equipe de juniores do Flamengo, quatro eram funcionários do clube e dois eram atletas que estavam no local para realizarem testes. Os três feridos foram identificados como atletas juniores do Flamengo que dormiam no local.

Das dez vítimas fatais, seis já foram identificadas: Athila Paixão, Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Pablo Henrique da Silva Matos, Vitor Isaías. Os feridos são Cauan Emanuel Gomes Nunes, Francisco Diogo Bento Alves e Jhonatan Cruz Ventura (em estado grave).

O governo do estado do Rio de Janeiro comunicou que decretará três dias de luto, enquanto a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) também expressou solidariedade.


A maioria dos clubes do futebol profissional brasileiro usaram as redes sociais para manifestar apoio ao Flamengo.

“Que notícia triste o trágico acidente no Ninho do Urubu. O Botafogo manifesta sua solidariedade ao Flamengo, a torcedores, a familiares e amigos das vítimas”, declarou o Botafogo nas redes sociais.

“Jogadores e membros da comissão técnica solidarizam-se com as vítimas e familiares da tragédia que aconteceu no Ninho do Urubu. O Fluminense Football Club decretou luto oficial de três dias”, escreveu o Fluminense, que tem um jogo com o Flamengo marcado para este sábado.

A Ferj considerou que não há clima para a realização do duelo e que se reunirá com responsáveis dos dois clubes e a empresa detentora dos direitos de transmissão televisiva para decidir sobre o adiamento da partida.

O centro de treinamento Presidente George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, é considerado um dos mais modernos da América Latina e possui um módulo para a equipe profissional do Flamengo, dois campos de treino e um espaço específico para a preparação de goleiros, além da área de alojamento para atletas das camadas jovens, que foi atingida no incêndio.

Em 2018, o Flamengo inaugurou uma nova estrutura para o time principal e deixou as instalações antigas para os jogadores das categorias de base do clube. (Com agências de notícias)