Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, informa o Banco Central

A atividade econômica iniciou 2019 em queda. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou retração de 0,41%, em janeiro, em relação a dezembro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Banco Central (BC).

Na comparação com janeiro de 2018, o crescimento chegou a 0,79% (sem ajuste para o período). Em doze meses encerrados em janeiro, o indicador apresentou crescimento de 1%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e auxilia o BC na tomada de decisões sobre a taxa básica de juro, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.


O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mesmo assim, o indicador oficial da atividade econômica nacional é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para as principais instituições financeiras em atividade no País, consultadas pelo BC, o PIB deve crescer 2,01% em 2019, de acordo com dados que constam do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira.

A expectativa de crescimento do PIB está atrelada à aprovação do projeto de reforma da Previdência, que ainda depende do humor do Congresso Nacional e de uma articulação política mais consistente por parte do Palácio do Planalto. (Com ABr)