Planalto tira do ar entrevista em que Bolsonaro diz que maior parte dos imigrantes ilegais tem más intenções

Não basta ser despreparado, precisa ser covarde. Essa receita cai como fina luva sobre Jair Bolsonaro, que não sustenta as próprias palavras. O que não é novidade, pois esse comportamento acompanha o agora presidente da República há anos. Basta conferir na rede mundial de computadores declaração de Bolsonaro sobre a idade mínima para se aposentar.

Na visita oficial que fez aos Estados Unidos, onde além das gentilezas protocolares se desmanchou em elogios diante de Donald Trump, o presidente brasileiro cometeu o desatino de afirmar, em entrevista à rede de televisão Fox News, que a maioria dos imigrantes não possui boas intenções. Estapafúrdia, a declaração serviu para Bolsonaro declarar apoio à construção do muro na fronteira com o México, uma das polêmicas propostas de Trump.

Questionado por jornalistas sobre a declaração, Bolsonaro disse que “cometeu um equívoco”. “Foi um equívoco meu. Boa parte tem boas intenções, a menor parte, não. Peço desculpas aí”, declarou. Resumindo, o presidente muda de opinião assim como o vento muda de direção.


Apesar da explicação, que não convenceu, a repercussão negativa gerada pela entrevista não parou de crescer nas redes sociais. Diante desse cenário desfavorável, o Palácio do Planalto retirou o áudio da entrevista do portal oficial do governo. A gravação, exibida na terça-feira (19), em Washington (EUA), havia sido publicada na página oficial às 11h11. O material permaneceu disponível até 16h45. Depois, foi apagado.

O jornal “O Estado de S. Paulo” questionou a assessoria da Presidência sobre a decisão de suprimir o material do portal, que voltou a disponibilizar o áudio às 18h45. Em seguida, a gravação foi novamente apagada, mas substituída por outra editada e divulgada pela Fox News.

É praxe a divulgação de áudios e transcrições de declarações do presidente da República na página oficial do governo. Procurado, o secretário de Comunicação, Alexandre Lara, disse ter havido um erro e que o material editado e veiculado pela Fox seria publicado novamente no site.

A decisão de retirar o áudio da página do governo combina com o estilo do presidente, que não aceita ver o seu falso verniz arranhando pela verdade. Bolsonaro, como mencionado acima, é despreparado para o cargo, o que confirma nossa previsão de que situações semelhantes ocorrerão aos bolhões até o final do mandato. Como se o Brasil estivesse sob a batuta do rei Odorico Paraguaçu II e seus príncipes.